Vice-Prefeito de Soledade nega que tenha anunciado possível fechamento da unidade da UERGS
O vice-prefeito de Soledade, Roberto Coletti, afirmou que foi mal interpretado em relação a uma notícia onde teria dito que a unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS que está sediada em Soledade, estaria prestes a ser fechada.
O político disse que em reuniões onde tem participado está afirmando que é necessária a união e mobilização política para que a unidade seja fortalecida, especialmente em um período de troca das gestões municipais. “A declaração foi no sentido de incentivar os gestores a seguirem apoiando a UERGS pois ela é fundamental para o desenvolvimento. Houve um mal-entendido, jamais disse isso e minha colocação foi para buscarmos todo o apoio para o fortalecimento da universidade” disse Coletti.
A própria UERGS já se manifestou sobre o caso. A reportagem teve acesso a um posicionamento da coordenação do curso de gestão de ambiental, que tranquilizou especialmente aos alunos, afirmando que declarações acerca do fechamento não passam de inverdades, mal entendidos e até boatos.
Também existe um comunicado da reitora da UERGS, Arisa Araújo da Luz, onde é reafirmado que nos contatos realizados com o governo e a universidade, a atual Gestão sempre deixou claro o compromisso de campanha e a luta pela manutenção das 24 Unidades, considerando a autonomia da Universidade para extinguir e/ou abrir Unidades, com base em prerrogativas legais e estatutárias. Se houver o desejo de fechamento e/ou abertura de unidade, que a proposta venha da própria unidade e do Campus Regional, seguindo o rito nas instâncias consultivas e deliberativas da Uergs.
Também no documento da reitora, é afirmado que a UERGS até o presente momento, desconhece qualquer iniciativa do Governo para tentar reduzir o número de Unidades da Uergs.
OUÇA A ENTREVISTA DE ROBERTO COLETTI NO PLAYER ACIMA