Professora da UERGS em Soledade busca alternativas para redução do uso de papel
A professora Eléia Righi, da Unidade em Soledade, buscou iniciativas sustentáveis para a redução do consumo de papel em suas aulas. A principal ação foi a aplicação das provas diretamente nos computadores dos alunos, utilizando o software Microsoft Word. Além disso, aulas, trabalhos e livros são enviados por e-mail, ampliando a economia de impressões.
Neste semestre, a professora lecionou para quatro turmas de cerca de 35 alunos cada. Com três avaliações por turma, a média de papel que deixará de ser utilizada é de 420 folhas. “Já existe uma fala na Unidade ao meu respeito: ‘não é para imprimir, só por e-mail’”, brinca Eléia. A iniciativa foi viabilizada pelas aulas de informática aplicadas pelo professor Luciano da Silva, que ensinou as ferramentas do Microsoft Office.
Segundo ela, alguns professores já fazem ações como essa na Universidade, mas a adesão ainda é pequena: “Cabe, primeiramente, ao professor ter a consciência de que deve ter responsabilidade ambiental. A vivência dessas práticas, infelizmente, não ocorre. Isso é extremamente ruim, pois o exemplo é o primeiro ato para o convencimento de outras pessoas/professores/alunos”, finaliza.
