Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
35°
20°
34°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Educação

Após Buzinaço e com plenário lotado, câmara aprova destinação de recursos para o CEUS

Após Buzinaço e com plenário lotado, câmara aprova destinação de recursos para o CEUS
16.03.2015 21h36  /  Postado por: upside

Após uma sessão com o plenário da câmara municipal completamente lotado, o poder legislativo aprovou na noite desta segunda-feira (16) o projeto que autoriza o município de Soledade a destinar recursos para o CEUS – Centro de Estudantes Universitários de Soledade, para o custeio do transporte de alunos para as cidades de Passo Fundo e Carazinho. Em 2015, o valor repassado pela Prefeitura de Soledade será de R$ 295 mil anuais, em dez parcelas de R$ 29,5 mil.
Embora aparentemente simples, o projeto foi alvo de grande polêmica, especialmente devido ao emprego dos valores na contratação das empresas para a realização do transporte, sendo que conforme afirmam integrantes da diretoria, houve pressão por parte de vereadores para que uma determinada empresa fosse contratada. Diante da negativa, vereadores teriam afirmado que o projeto não seria aprovado pela câmara municipal. Tal fato veio a público, especialmente nas redes sociais. Em sua página no Facebook, o presidente da entidade, Thomas Zibetti, esclareceu a situação através de uma postagem que entre seu conteúdo revela “Quando assumimos a diretoria do Centro de Estudantes Universitários de Soledade já sabíamos que iríamos enfrentar algum tipo de pressão por parte de empresas para que as mesmas ganhassem uma linha de viagem a Passo Fundo ou a Carazinho, pois bem até ai tudo normal, o que não esperávamos era que parte do Poder Legislativo nos pressionasse de forma intensa com ameaças de que o nossa Lei de Repasse, que é renovada a cada ano, pudesse não ser aprovada em 2015 devido a um integrante da bancada da Câmara Municipal de Soledade não conseguir colocar SUA EMPRESA de transporte dentro do CEUS para realizar as viagens para os Universitários” diz o texto.
Após a postagem, os universitários foram convocados a estar no legislativo durante a votação. Fato que se confirmou nesta segunda quando o plenário e as galerias estiveram tomadas por estudantes, que inclusive portavam cartazes solicitando a aprovação da matéria. Embora houvesse uma possibilidade do projeto ter a votação adiada, a medida foi à apreciação e aprovada por unanimidade.
Uma situação inusitada foi registrada antes da votação, quando por volta das 17H 30min, os ônibus que fazem o transporte de estudantes pararam em frente à Câmara Municipal e realizaram um “Buzinaço”. Diante disso, alguns vereadores foram até a rua onde conversaram com estudantes e abordaram a situação. Alguns edis alegaram não saber do fato e após debatido, foi sugerida a possibilidade de abertura de uma CPI para que os nomes dos vereadores envolvidos na suposta “pressão” à diretoria do CEUS sejam identificados.
Já no plenário, durante os pronunciamentos, os edis que se manifestaram e expuseram a situação, solicitando que o caso seja averiguado. Ainda houveram falas de apoio ao CEUS e de  parabéns pela organização dos estudantes em prol dos objetivos do grupo. O único vereador a não tecer nenhum comentário sobre o caso foi Ilânio Casagrande Guerra (PDT).
 VEJA FOTOS NA GLAERIA AO LADO
OUÇA NO PLAYER ACIMA OQUE DIZ O PRESIDENTE DO CEUS 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.