Região apresenta projeto de implantação de campus da UFFS
O interesse da região em ter uma extensão Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) é o fator que motiva mais de 300 soledadenses a estarem em Chapecó (SC) nesta quinta-feira (3) para a entrega da proposta que demonstra o interesse da região em sediar um campus da instituição.
Conforme o prefeito de Soledade e presidente da AMSBI, Paulo Cattaneo, a região apresentará aos membros do Conselho Estratégico Social (CES) uma proposta de instalação, contendo informações sobre infraestrutura existente no município e na região e também o pleito referente ao curso almejado.
Já o reitor da UFFS, Jaime Giolo, explica que após apresentação dos projetos caberá ao CONSUNI, estabelecer o cronograma de implantação dos novos campi disposto num período de 10 anos, com propostas a serem implantadas: até 2020 ou até 2025. O reitor ainda reitera que o projeto de expansão da UUFS se dá devido ao novo ciclo de expansão do país e que o cronograma prevê a conclusão até o início de 2015 quando a universidade apresentará o projeto ao MEC. O prazo para esta primeira fase se estende até o mês de setembro deste ano. Jaime diz que não existe número definido de novos campi, que a instituição apresentará todos os projetos consistentes, mas que a decisão caberá ao MEC. “Faremos um trabalho sério e responsável para mostrar ao ministério a necessidade de novas unidades e esperamos que o ministério atenda nossa proposição. Estamos entrando em um círculo virtuoso onde a educação terá mais dinheiro e por isso estamos adiantando nossa proposição de expansão” afirma. Questionado sobre a possiblidade do campus regional, Giolo diz que o ministério olhará o Brasil como um todo, e que caberá a universidade apresentar projetos consistentes que possibilitem a expansão da instituição, seja no estado que for.
Além de Soledade, diversos municípios do Estado e também de Santa Catarina estão apresentando propostas à reitoria. Para a explanação foi estipulado o tempo de 40 minutos onde o gestor municipal apresentará a proposta da região. Conforme Cattaneo, o apoio de entidades representativas regionais foi necessário para a montagem do projeto. “ Se formos comtemplados, a sede será Soledade, porém mais uma vez a vitória será da região” diz o prefeito.
OUÇA NO PLAYER ACIMA OQUE DIZ O REIITOR DA UFFS