Unidade da UERGS em Soledade é credenciada pelo Conselho de Educação
Parecer do Conselho Estadual de Educação publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (29) credencia a unidade universitária da UERGS em Soledade. A publicação está na página 30 do DOE, sob código 1389392. O parecer é o de número 763/2014
Tal credenciamento era aguardado com expectativa por lideranças locais e regionais, e o credenciamento é um passo decisivo para a conclusão do processo de instalação da unidade educacional.
Conforme Alisson Ferronato, chefe de gabinete da prefeitura municipal, uma reunião realizada na última semana com o Conselho de Educação foi essencial para a demanda tivesse maior agilidade no trâmite. Com isso a expectativa é de que as aulas iniciem logo nas primeiras semanas do mês de outubro. Ferronato ainda ressalta que alguns ajustes físicos na unidade estão sendo providenciados por parte da universidade, especialmente no que tange a rede lógica da universidade. Outras estruturas necessárias, como laboratórios serão implementados em medida gradual de acordo com o andamento do curso.
A criação da Unidade foi referendada pela Resolução 06/2014 do Conselho Superior da Universidade (Consun), que contou com a participação do Movimento Pró-Uergs Alto da Serra do Botucaraí na sessão que discutiu a proposta.
O Bacharelado em Gestão Ambiental é um dos novos cursos da Área das Ciências da Vida e do Meio Ambiente da Uergs, lançado em 2013, ofertado nas Unidades em Erechim, Sananduva, São Francisco de Paula, Tapes e Três Passos. A graduação pretende formar profissionais com uma visão interdisciplinar e com conhecimentos técnico-científicos na área da gestão, das ciências naturais e das ciências humanas. Os gestores ambientais trabalharão na busca de soluções para os problemas causados pela exploração antrópica dos recursos naturais e, fundamentalmente, na proposição de ações de gestão do meio ambiente, visando assegurar o uso racional e continuado destes recursos.