Escola da região da 25ª CRE recebe equipamentos para montagem de orquestra
Em ato realizado nesta quarta-feira (2), no Palácio Piratini com a presença do governador Tarso Genro, o titular da Seduc, Jose Clovis de Azevedo, a secretaria estadual de educação realizou a entrega dos instrumentos para a composição de 51 orquestras em escolas da rede estadual de educação. Entre os educandários comtemplados, está a EEEF Oito de Maio, do município de Tapera.
O coordenador adjunto Adelar Antônio Gatto, acompanhou os alunos e professores que foram receber os instrumentos para a orquestra escolar. O Gestor afirmou que, os alunos estavam muito felizes e eufóricos, porque além de receberem os instrumentos musicais, que irá permitir e qualificar o aprendizado musical, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio Piratini, bem como de estarem próximos ao Governador e do Secretário.
Cada orquestra receberá 70 instrumentos. “Esta é uma ação inédita na rede estadual, que exigiu um processo licitatório de mais de dois anos”, enfatizou o secretario estadual de educação, José Clovis Azevedo, destacando que o maior investimento é nas pessoas. “A música é universal, constitui um campo interdisciplinar que certamente vai contribuir com a qualificação do processo de aprendizagem”, disse o secretário.
O governador Tarso Genro destinou sua fala a dois agradecimentos, ao magistério e às pessoas presentes à cerimônia. De acordo com o governador, somente a confiança que a categoria tem no governo é capaz de atos como o realizado nesta manhã. “Este é um momento importante que evidencia a visão de educação que acreditamos e temos buscado: para formar homens e mulheres livres, capazes de escolher seu destino diante de alternativas”, frisou.
Para Tarso, a composição das orquestras em escolas estaduais é um dos resultados da política implementada pelo governo estadual, que objetiva qualificar e valorizar a educação pública. Outro resultado apresentado no Palácio Piratini foram taxas de rendimento do Ensino Médio relativas a 2013, que reiteram o processo de retomada positiva de índices de aprovação a partir da reestruturação curricular que está implantada na rede estadual.
Os instrumentos
As escolas receberão kits com piano eletrônico, violões, violinos, viola, violoncelo, contrabaixo elétrico, flautas doce soprano barrocas, flautas doce contralto barrocas, guitarras, amplificador de contrabaixo, amplificador de guitarra, bateria, estantes de partituras, escaletas, pandeiros, triângulos, ganza de platinela, bumbos com talabarte baqueta, taróis, reco-reco, microfone, pandeiros meia-lua e afinadores para instrumentos de cordas.