Domingo, 14 de Julho de 2024
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
26°
17°
25°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

IPVA fica cerca de 14% mais caro em 2023

IPVA fica cerca de 14% mais caro em 2023
29.12.2022 09h30  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

calendário do IPVA 2023 foi anunciado pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Conforme o anúncio realizado nesta sexta-feira (25), os descontos seguem os mesmos do ano passado, assim como o parcelamento em até seis vezes. O proprietário do veículo poderá realizar o pagamento do IPVA a partir de 14 de dezembro. Se quiser quitar o tributo entre 14 a 29 de dezembro, ganha desconto de antecipação de 10% e não será afetado pela variação da UPF/RS. Conforme o Governo do Estado, o pagamento neste período pode gerar uma redução de 15,88%.

 

O IPVA 2023 vai ficar mais caro. O motivo está na hipervalorização dos carros usados e seminovos. O valor do IPVA é referente a 3% do valor do carro na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A valorização sobre o carro seminovo e usado faz o proprietário pagar o tributo mais caro. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, mês usado como referência para o cálculo do IPVA, o veículo usado acumulou uma alta de 8,1% nos últimos 12 meses. Somando a isso a variação da UPF/RS para o ano seguinte, que deve ficar em 5,88%, o tributo ficaria cerca de 14% mais caro em 2023.

 

Quais as vantagens e descontos?

Conforme o Governo de Estado, os proprietários de veículos que conquistarem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão levam as maiores vantagens. O desconto dado ao proprietário de veículo que não conta com infração de trânsito atinge quase metade da frota tributável, somando 42% do total. Os contribuintes que participam do Programa Nota Fiscal Gaúcha são 25%. Se o proprietário pagar antecipadamente, e atingir todos os descontos disponíveis, é possível obter redução de 32% sobre o valor total do IPVA.

De janeiro a março também tem desconto no IPVA 2023

Outra possibilidade de economizar no pagamento do IPVA 2023 é a quitação com desconto em janeiro, fevereiro ou março. Neste caso, o proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto. Se pagar até o dia 28 de fevereiro, a redução é de 6%. Quitando até 31 de março, o desconto alcança 3%. Após 31 de dezembro, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.

Nesse caso, os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão também serão aplicados. Os descontos máximos são de 28% em janeiro, 24,8% em fevereiro e 22,4% em março.

 

Parcelamento em até seis vezes

Disponível desde o ano passado, o parcelamento em seis vezes é mais uma opção para facilitar o pagamento, mas a quitação do tributo ocorre de janeiro a junho de 2023. O parcelamento não tem juros para o contribuinte que pagar a primeira parcela até 31 de janeiro, e será aceito somente até esta data. Após esse período, o proprietário deverá quitar o tributo em parcela única. As parcelas dos três primeiros meses terão descontos por antecipação de 10%, 6% e 3%, nessa ordem.

 

Onde pagar o IPVA 2023?

O proprietário de veículo pode optar por pagar o IPVA 2023 no Pix. Para utilizar o recurso, o contribuinte deve consultar o valor no site ou no aplicativo do IPVA. Ali será gerado o QR code para pagamento a cada mês.

Para pagar presencialmente, basta ir até uma agência do Banrisul e apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). As taxas de licenciamento e multas também podem ser pagas desta maneira. Pagamento em cheque não será mais aceito.

Os bancos Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil também disponibilizam esse serviço para clientes. Inclusive, também é possível pagar usando os aplicativos desses bancos. O pagamento em Lotéricas da Caixa não está disponível, ao menos temporariamente. O Governo do Estado relatou que houve uma impossibilidade de homologar a tempo o convênio com a Caixa.

 

Posted in Destaques, Notícias, Rio Grande do Sul
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.