Domingo, 02 de Outubro de 2022
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
15°C
Soledade/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Geral

Expointer – Presidente da CNA participa de reunião da Federação das Associações Rurais do Mercosul

Encontro aconteceu na quinta (1º) durante a programação da Expointer 2022
Expointer – Presidente da CNA participa de reunião da Federação das Associações Rurais do Mercosul
02.09.2022 09h17  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Esteio, RS (01/09/2022) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou da reunião do Conselho Diretivo da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), na quinta (1º), em Esteio (RS).

O encontro aconteceu na Casa do Sistema Farsul, durante a 45ª edição da Expointer, com a presença de autoridades e presidentes de federações estaduais do Brasil e presidentes das federações rurais da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Na abertura da reunião, conduzida pelo presidente da Farm, Gonzalo Valdés Requena, João Martins afirmou que o mundo precisa de energia e alimentos e os países do Mercosul têm condições de atender essa demanda. “Temos que nos unir e remar na mesma direção”, destacou.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, disse que “a reunião é uma oportunidade para discutir questões econômicas e comerciais do bloco econômico para levar para os respectivos governos de cada país e colocar em prática e mostrar ao mundo quem é o Mercosul e qual sua posição no comércio internacional.

Já o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, falou sobre a necessidade de os países avançarem na melhoria da defesa comercial e no fortalecimento dos órgãos que integram o Mercosul.  Além disso, citou o compromisso de produzir alimentos com sustentabilidade. “Nós temos o desafio de alimentar o mundo em um cenário de insegurança alimentar.

O presidente da Farsul e vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, afirmou que é fundamental pensar na agropecuária dos países do Mercosul com soberania e reafirmar que é a única região do mundo que tem a possibilidade de ser a solução para acabar com insegurança alimentar do mundo.

Em seguida, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, apresentou dados sobre o crescimento das exportações agropecuárias do bloco sul-americano. De 2002 a 2022, o Mercosul aumentou em 524% as vendas de produtos do agro, com destaque para a soja (grão e farelo), carne, milho e açúcar.

Sueme também falou dos principais desafios comerciais do Mercosul no mercado internacional, como o aumento das medidas protecionistas, sem fundamento técnico, entre outros.

O grupo também discutiu questões sanitárias relevantes para os países do bloco econômico.

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.