Sábado, 06 de Agosto de 2022
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
14°
5°C
Soledade/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Geral

Prefeitos da AMASBI se reuniram em Campos Borges

Prefeitos da AMASBI se reuniram em Campos Borges
27.06.2022 16h38  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

O Presidente da AMASBI e Prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade, conduziu na última sexta-feira, 24 de junho, em Campos Borges, a reunião ordinária da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – AMASBI, com a presença de prefeitos e vice-prefeitos da região. Convidado para participar da reunião, o Procurador do município de Barros Cassal, Dr. Vagner de Oliveira, falou sobre a medida cautelar expedida pelo juiz federal Lademiro Dors Filho titular da 1ª Vara Federal de Santana do Livramento que suspendeu o reajuste de 33,24% do piso salarial dos professores municipais. O documento que tem como autor da ação o Munícipio de Santana do Livramento e como reú a Advocacia Geral da União. Trata-se de analisar pedido liminar de suspensão dos efeitos da Portaria 067/2022 do MEC, ao argumento da nulidade do dispositivo infralegal a subsidiar o aumento do piso salarial do magistério da educação básica em todo o território nacional.
Conforme o dr. Vagner, hoje a medida cautelar que suspende o reajuste do magistério, vale para o município de Santana do Livramento, porém a Famurs está mobilizada em buscar a autorização dos municípios gaúchos para que esta suspensão seja estendida a todos os interessados. O entendimento jurídico é de que esta portaria que autorizou o reajuste não tem força de lei, já que em 2020 as leis que previam isso foram revogadas. Assim a forma de reajuste depende de lei específica. Agora cabe a cada município tomar a decisão sobre autorizar ou não a Famurs a pleitear o mesmo que o município de Santana do Livramento.
Durante esta reunião ordinária dos Executivos municipais da região, vários outros assuntos ainda foram abordados, dentre os quais:
– Piso Nacional para Enfermeiros e outras categorias de saúde;
– ICMS sobre combustíveis – Estados entram com a ação no STF;
– 40ª Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, organizado pela FAMURS
– Convocação de Gestores para mobilização da CNM, no dia
05/07/2022, terça-feira, em Brasília – Medidas unilaterais dos Três Poderes federais que impactam fortemente a autonomia e os orçamentos municipais (Mais Despesas/Menos Receitas).

Para o presidente Rodrigo Jacoby Trindade este foi um encontro muito importante, cujos assuntos tratados dizem respeito a saúde financeira dos municípios, e todos precisam estar atentos para que seus orçamentos não venham a ficar ainda mais achatados do que estão tirando totalmente o poder de investimentos e comprometendo programas municipais importantes.

A Prefeita de Campos Borges Cleonice Pasqualotto da Paixão Toledo, agradeceu a presença de todos os prefeitos e vices e disse de sua alegria em sediar o encontro mensal tão importante.

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.