RS tem 6% cidades com mais da metade das crianças vacinadas contra a Covid, diz SES
O Rio Grande do Sul totalizou, na manhã desta terça-feira (15), 227.765 crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19. O número equivale a 23,6% das pouco mais de 964,2 mil pessoas dessa faixa etária, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Observando a situação dos 497 municípios do estado, apenas 30 ultrapassaram a marca de 50% de crianças vacinadas, ou seja, 6% das cidades gaúchas (veja a lista abaixo).
Segundo a SES, a cidade com a maior proporção de crianças vacinadas é Salvador das Missões, no Noroeste do estado. Das 134 crianças da cidade, 105 já receberam ao menos uma dose do imunizante (78,4%).
A secretária da Saúde, Geneci Antunes de Andrade, afirma que as equipes de vacinação fazem a busca ativa das crianças pelo município. Salvador das Missões tem uma população estimada em 2,7 mil pessoas, segundo o IBGE, e fica a 500 km de Porto Alegre.
“Nossa equipe está muito mobilizada. A gente vai de porta em porta pelas casas e pede para os pais levarem as crianças”, diz.
A adesão das famílias surpreendeu a Secretaria da Saúde, que temia baixa procura no início da campanha de vacinação. “Com o decorrer do tempo, os pais viram que era necessário”, comenta Geneci.
Algumas cidades, contudo, apresentam baixa cobertura vacinal no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). A SES acredita que os números se expliquem por problemas técnicos no registro das doses aplicadas.
Ao todo, 88 municípios (17,7%) vacinaram menos de 10% das crianças.
Salvador das Missões, de 2,7 mil habitantes, fica no Noroeste do RS — Foto: Prefeitura de Salvador das Missões/Divulgação
Os registros da SES, com base no SI-PNI, podem ser diferentes dos números de cada município. Um dos casos é Porto Alegre. Enquanto a prefeitura contabiliza 47.944 crianças vacinadas desde 19 de janeiro, o estado soma 45.882 imunizados.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os dados foram obtidos junto às unidades de saúde que vacinam crianças.
A diferença se dá também no total do público apto a receber doses. A SES totaliza 117.387 crianças, já o município soma 118.158 meninos e meninas de 5 a 11 anos.