Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
10°C
Soledade/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Agricultura

Roteiro de Turismo Rural “Mormaço e seus Encantos” é lançado em evento híbrido

Roteiro de Turismo Rural “Mormaço e seus Encantos” é lançado em evento híbrido
09.02.2022 14h49  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

A noite da segunda-feira (07/02) foi especial para a comunidade mormasense. Com a presença de lideranças locais e regionais foi lançado em formato híbrido (presencial e digital), na Chácara do Canário, o Roteiro de Turismo Rural “Mormaço e seus Encantos”. O roteiro leva o público pelas belas paisagens do município em uma experiência de cores, aromas e sabores desfrutados em visitação por oito empreendimentos de agricultores familiares.

O projeto teve início em 2018 em uma parceria da Emater/RS-Ascar, Senar e Prefeitura de Mormaço. Os agricultores empreendedores participaram de 11 módulos de cursos de capacitação ministrados pelo Senar que envolveram temas como acolhida no meio rural, implantação de pontos de vendas de produtos agroalimentares típicos e de artesanato, jardinagem, planejamento de pousadas e restaurantes rurais, assosciativismo, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas, entre outros.

A agricultora Clarice Rosa Duarte falou em nome dos empreendedores e ressaltou as potencialidades do município. “Estamos concluindo um ciclo de capacitações e iniciando um novo ciclo de divulgação do que temos no município. Além do que estamos apresentando hoje, Mormaço ainda tem muito mais a mostrar. Esse é um momento único para nós. O turismo está só começando no município, tudo começa pequeno, a gente começa pequeno para crescer juntos”, frisou.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Rodrigo Pommer frisou o crescimento do grupo no decorrer das ações que culminaram no Roteiro de Turismo Rural “Mormaço e seus Encantos”. “A Emater também é parceira do Turismo Rural, essa é apenas uma das atividades que realizamos. Aprendi muito com os empreendedores. O turismo é resgatar, é levar as pessoas a uma introspecção. A pandemia nos trouxe isso. O rural leva essa tranquilidade para as pessoas, divulga as belezas do nosso Estado”, frisou.

O prefeito de Mormaço, Rodrigo Trindade, destacou o trabalho realizado pelos agricultores e ressaltou que outras ações já estão sendo realizadas pela administração municipal para impulsionar o turismo. “Hoje nós temos o roteiro ‘Mormaço e seus Encantos’ graças ao esforço desse grupo de empreendedores. Ao visitar as propriedades de vocês me senti motivado e estamos buscando recursos para essa área e já obtivemos bons resultados para esse ano. Vocês estão de parabéns pelo trabalho realizado. A Prefeitura está junto com o Senar e a Emater para auxiliar vocês no que for preciso”, frisou o gestor, que ao fim de sua fala apresentou o projeto de construção da praça em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município, que irá proporcionar aos visitantes um novo ponto de visitação e com vista para outra bela paisagem. “Esperamos que até a próxima festa de Navegantes nossa praça esteja concluída e possa receber a todos”, concluiu.

 

Conheça os empreendimentos:

Palmo de Chão – Onde o turista poderá conhecer uma horta em formato circular (mandala) com a possibilidade de colha e pague de hortaliças produzidas ecologicamente.

Recanto da Natureza e Capela Santa Paulina – O turista encontra no local com queda d’água junto à mata nativa, trilhas naturais, moinho colonial, passeio a cavalo, passeio de trator com carretão e visitação à Igreja Santa Paulina, que fica a 200 metros do empreendimento.

Sitio do Sol – Onde o turista encontra horto medicinal, produção de chás secos, alimentos ecológicos e mudas de ervas medicinais.

Floricultura Santiago – Onde o turista encontra produção e venda de mudas de suculentas, cactos, flores em geral e artesanato.

Trilha dos Cactos – Onde o turista encontra uma trilha junto à natureza com visitação a cactos nativos sobre rochas e a contemplação do rio.

Recanto Rural do Alcione – Onde o turista encontra almoço ou jantar colonial servido em um quiosque rústico (sob agendamento).

Chácara do Canário – Onde o turista encontra Balneário com quiosques equipados com mesas e churrasqueiras, casas para hospedagem, Rio Despraiado e a opção de café rural (sob agendamento).

Mirante do Quero-Quero – Onde o turista encontra propriedade com açudes para pesca, caminhada até o mirante para apreciar o horizonte e casa para hospedagem.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.