Sexta-feira, 14 de Maio de 2021
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
18°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Flexibilização da atividade comercial aos finais de semana é uma medida que agrada a FCDL-RS

Presidente Vitor Augusto Koch lembra que a decisão do governo estadual traz uma perspectiva importante de incremento das vendas para o comércio gaúcho
Flexibilização da atividade comercial aos finais de semana é uma medida que agrada a FCDL-RS
10.04.2021 10h43  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS considera extremamente positiva a flexibilização concedida pelo governo estadual nos protocolos de distanciamento controlado que, entre outras medidas, permite ao comércio considerado não essencial retomar suas atividades nos finais de semana, até às 20h.

 

Na avaliação do presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, a decisão do Executivo gaúcho, conciliando os cuidados com a saúde e a ampliação da retomada dos setores econômicos, traz uma perspectiva importante de incremento às vendas do varejo gaúcho, além de contemplar um pleito de longa data realizado pela Federação no que diz respeito ao trabalho do comércio aos finais de semana.

 

– O sábado, por exemplo, é o melhor dia tanto para quem vende quanto para quem quer comprar. Vemos a medida que o governador Eduardo Leite anunciou nesta sexta-feira (09/04) como uma retomada das nossas atividades com ainda mais responsabilidade, segurança e, também, que permite a milhares de empreendimentos comerciais terem a possibilidade de amenizar os prejuízos que enfrentam há mais de um ano. E, como já dissemos inúmeras vezes, desde o início da pandemia, o comércio não é foco de transmissão da Covid-19, uma vez que os lojistas seguem à risca os protocolos determinados pelas autoridades. – enfatiza Vitor Augusto Koch.

 

O presidente reforça, ainda mais, o pedido para que lojistas e consumidores sigam à risca os protocolos de saúde, como o uso de máscara, do álcool em gel e mantenham o distanciamento físico dentro dos estabelecimentos. No caso de lojistas e colaboradores, a recomendação é para que utilizem máscaras de proteção profissionais, devido ao longo período em que convivem nos estabelecimentos.

 

As novas medidas anunciadas pelo governador no início da tarde desta sexta-feira (09/04) já estarão vigentes a partir deste sábado (10/04) e beneficiam supermercados, restaurantes, bares, academias, templos religiosos, parques, comércio não essencial e sistema de transporte coletivo.

 

As mudanças

 

De segunda a sexta-feira

– Manutenção da restrição das atividades presenciais entre 20h e 5h

– Supermercados — não tem mais limitação de horário

– Bares e restaurantes — das 5h às 22h, com saída dos clientes até 23h

 Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)

– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h

– Demais serviços — das 5h às 20h

 

Finais de semana

– Bares e restaurantes — das 5h às 15h, com saída dos clientes até 16h

 Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)

– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h

– Demais serviços — das 5h às 20h

 

Novos protocolos em bandeira vermelha

Feiras livres de comércio não essencial: estão liberadas as feiras de artesanato, como o Brique da Redenção, desde que com distanciamento de três metros entre as bancas e controle de acesso.

Restaurantes: lotação de 25% da capacidade, com no máximo de cinco pessoas em cada mesa e exclusivamente para refeição. Happy hours estão proibidos, bem como música ao vivo. Deve haver dois metros entre as mesas e só clientes sentados.

Parques: lotação de 25% da capacidade, exclusivamente em locais abertos e com Selo Turismo Responsável. Segue obrigatório uso correto de máscara, distanciamento nas filas e higienização de mãos e superfície.

Serviços de educação física: academias, piscinas, clubes e condomínios devem manter atividade individual, com no máximo uma pessoa para 16 metros quadrados de área. Grupos com no máximo duas pessoas para cada instrutor e cartaz informando lotação. É proibido compartilhar equipamentos simultaneamente.

Esportes sem contato físico: quadras e condomínios têm autorização para jogos com no máximo quatro pessoas, sem contato e sem público. É exigido agendamento prévio, intervalo de 15 minutos entre jogos para higienização. Estão vedadas confraternização pós-jogo.

Transporte fretado: lotação de 75% dos assentos, com uso de máscara e ventilação.

Transporte coletivo: lotação de 60% do veículo, com uso de máscara e ventilação.

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA A ÍNTEGRA DA APRESENTAÇÃO REALIZADA PELO GOVERNADOR EDUARDO LEITE

Apresentação Governo do RS – 09 de abril de 2021

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.