Sábado, 10 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
29°
18°
29°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Retorno da cogestão e das atividades econômicas são medidas positivas, avalia FCDL-RS

Presidente Vitor Augusto Koch destaca a importância dos lojistas poderem voltar a trabalhar a partir da próxima segunda-feira (22/03)
Retorno da cogestão e das atividades econômicas são medidas positivas, avalia FCDL-RS
17.03.2021 14h51  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Uma boa notícia para o varejo e demais segmentos produtivos gaúchos. Desta forma a FCDL-RS avalia o anúncio realizado pelo governador Eduardo Leite, durante reunião virtual com o presidente Vitor Augusto Koch e outras lideranças empresariais, deputados estaduais e secretários de Estado, no início da noite de terça-feira (16/03), de que o sistema de cogestão regional será retomado a partir do próximo dia 22 de março, o que possibilita aos municípios adotarem medidas mais flexíveis do que a bandeira em vigor, no caso atual, a preta.

 

Em sua apresentação, o governador ressaltou que o comércio considerado não essencial pelo Governo do Estado poderá retomar suas atividades a partir da próxima segunda-feira (22/03), trabalhando de segunda a sexta-feira, até às 20h. Restaurantes, bares e lanchonetes poderão atuar sem restrição de dias, mas somente até às 17h. Além disso, foram comunicadas ações de mitigação da crise econômica que as empresas gaúchas enfrentam, com a disponibilização de recursos do BRDE, Badesul e Banrisul.

 

– Diante do cenário que o setor produtivo gaúcho vive atualmente, consideramos positivas as medidas anunciadas pelo governador. Especialmente o retorno do sistema da cogestão regional. Acreditamos que elas contemplem, ainda que de forma parcial, o clamor dos lojistas e dos demais segmentos econômicos do Rio Grande do Sul. Com a retomada das atividades, é possível que a economia ganhe um novo fôlego e que milhares de empresas e empregos sejam mantidos – enfatiza o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

Um ponto importante comentado pelo governador diz respeito ao rígido cumprimento dos protocolos sanitários para evitar o contágio pela Covid-19, apelo que é reforçado pelo presidente da FCDL-RS.

 

– Nós temos ponderado ao governo estadual e aos prefeitos municipais que o comércio não é um polo disseminador da Covid-19, pois os lojistas estão empenhados em cumprir todos os protocolos determinados. Por isso, reforçamos o pedido para que eles continuem sendo seguidos à risca, tanto por empreendedores quanto por consumidores, pois isso é fundamental para que possamos continuar exercendo nossas atividades – destaca Vitor Augusto Koch.

 

Um dos pleitos que a FCDL-RS realiza há quase um ano, o de liberação de recursos para as empresas, em especial as de micro e pequeno porte, através do BRDE, Banrisul e Badesul, também foi contemplado pelo governo, o que, segundo Vitor Augusto Koch, deve ser reconhecido. Para o presidente da FCDL-RS, diante do quadro econômico que vivem milhares de empreendimentos no Rio Grande do Sul, enfrentando prejuízos imensos desde março de 2020, o auxílio governamental é fundamental para viabilizar fluxo de caixa e um novo fôlego para a retomada dos negócios.

ASCOM-FCDL/RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.