Sábado, 10 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
29°
18°
29°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Agricultura

Colheita da soja já atinge 1% no Estado

Colheita da soja já atinge 1% no Estado
12.03.2021 17h09  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

A colheita da soja já ocorre em pequenas áreas e chega a 1% dos cultivos dessa safra no Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (11/03) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o retorno da umidade adequada no solo beneficiou o desenvolvimento das culturas de verão. Outros 12% em floração, 2% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 19% em maturação, e 66% da cultura estão na fase de enchimento de grãos, conforme registro feito pela jornalista Carina Venzo Cavalheiro, na URT de Solos e Manejo Integrado de Pragas (MIP) em Soledade, na última segunda-feira (08/10).

Segue a colheita do milho no Estado. As chuvas da semana que passou foram importantes para o desenvolvimento das lavouras, que já estão com 60% da área total cultivada colhido, 15% em maturação, 15% em enchimento de grãos, 7% em floração e 3% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

A safra de arroz já colhida é de excelente qualidade. A colheita se intensificou e está concluída em 16% dos cultivos, outros 51% estão me fase de maturação, 29% em enchimento de grãos e 4% em floração. Lavouras seguem com boa sanidade no Estado.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, a colheita do feijão primeira safra foi concluída. É muito boa a procura pelo grão. A cultura se encontra em enchimento de grãos nos Campos de Cima da Serra, na regional de Caxias do Sul, onde cerca de 10 mil hectares são semeados na segunda quinzena de dezembro e nos primeiros dias de janeiro. Na região de Porto Alegre, a colheita chegou a 95% das lavouras.

Na regional de Ijuí, foi finalizada a implantação do feijão de segunda safra, com leve queda da área cultivada. Lavouras apresentam excelente desenvolvimento vegetativo, plantas com crescimento normal e baixa incidência de pragas e doenças. Na de Frederico Westphalen, 70% das áreas de feijão segunda safra estão em estágio de desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 10% em enchimento de grãos. Produtores dão seguimento aos tratamentos fitossanitários e ao controle de pragas e invasoras. Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, aproximadamente 30% das lavouras de feijão segunda safra encontram-se em desenvolvimento vegetativo, 30% em florescimento e 40% em fase de enchimento de grão.

 

OLERÍCOLAS

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, olerícolas apresentam desenvolvimento satisfatório na primeira semana de março. O retorno das precipitações recompôs a umidade do solo e possibilitou a retomada do preparo das áreas para implantação de cultivares de estação fria nos espaços a campo. Aumenta a colheita da batata-doce, com frutos de boa qualidade e produtividade próxima a 20 toneladas por hectare. Diminuição de público nas feiras provocou queda na comercialização das olerícolas.

 

 

FRUTÍCOLAS

Na região de Santa Rosa, são cultivados 510 hectares com pomares comerciais e para autoconsumo das famílias. Nos citros, ocorre a maturação da tangerina Satsuma Okitsu, sem sementes, extremamente precoce. Também ocorre a maturação do abacate em cultivos destinados basicamente à subsistência das famílias. Favorecido pelas condições de umidade e temperatura, o ataque de pragas como a mosca-das-frutas tem causado danos. A colheita de manga se encaminha para o final, restando de 20 a 25% da carga inicialmente projetada. Segue a colheita de butiá, acerola e caqui.

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Jornalista Taline Schneider

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.