Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
24°
12°
14°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

PASSO FUNDO: MPRS REFORÇA PARCERIA COM HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO PARA MELHORIAS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM CÂNCER

PASSO FUNDO: MPRS REFORÇA PARCERIA COM HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO PARA MELHORIAS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM CÂNCER
28.01.2021 17h47  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou, na tarde desta quinta-feira, 28 de janeiro, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, da inauguração do Espaço Planeta Cura, criado para aproximar a comunidade regional e arrecadar recursos para a criação da Unidade de Internação Especializada exclusiva para o tratamento do câncer infantojuvenil no município.

O Espaço Planeta Cura é mais uma etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI) e pelo HSVP, que é referência para o tratamento do câncer infantojuvenil para 216 municípios do Estado, para viabilizar a construção da Unidade de Internação Especializada. Neste espaço, agora inaugurado, a comunidade poderá conhecer o trabalho já realizado no Centro Oncológico Infantojuvenil , que atende pacientes dentro do setor de pediatria do hospital. Para viabilizar a Unidade de Internação Especializada o hospital destinou uma área de 463,8 m², que será reformada e possibilitará a implantação de 15 leitos de internação, entre isolamento e enfermaria, que beneficiarão os pacientes infantojuvenis em tratamento oncológico de toda a região. Para isso, a meta é arrecadar R$ 1 milhão de reais.

Em sua manifestação, o procurador-geral de Justiça reiterou que “o Ministério Público, além da atribuição constitucional de fiscalizar a correta aplicação das leis, atua na articulação de políticas públicas de alta relevância para o cidadão. Nesse caso, temos a intersecção de três dessas áreas que mais necessitam da atenção do poder público: educação, saúde e proteção social”, disse o PGJ. Dallazen ressaltou “o valor da participação das ONGs e das empresas privadas que compreendem o papel de todos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A criação da Unidade de Internação Especializada trará ainda mais estrutura e qualidade de vida para famílias e pacientes, além de minimizar os traumas, o que nos alegra imensamente como instituição parceira do trabalho já realizado pelo HSVP, em especial no Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida. Para o Ministério Público a parceria nessa jornada é motivo de orgulho”.

PROJETO CLASSE HOSPITALAR ESCOLA DE VIDA

O Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida, resultado da atuação e articulação da Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo, permite que crianças de toda a região norte do Estado possam estudar dentro do hospital e, com isso, não percam o ano letivo enquanto passam pelo tratamento. As ações para a implementação do projeto tiveram início em 2015, quando o médico Pablo Santiago externou à promotora Regional de Educação, Ana Cristina Ferrareze, a preocupação com as crianças que, em razão do tratamento, ficavam afastadas da escola. “Ao tomar conhecimento da situação percebi que tínhamos a necessidade urgente de dar início a algumas ações que pudessem garantir a continuidade das aulas para que, com isso, os pacientes, que já vinham sofrendo com o tratamento de uma doença tão cruel, não perdessem o ano letivo e mantivessem os vínculos com os coleguinhas de aula ao retornarem para suas cidades. Para isso, foi preciso sensibilizar, articular e desenvolver as ações”, disse a promotora.

A partir de então, a Preduc convidou os parceiros, entre eles o HSVP, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria- Geral do Município, a 7ª coordenadoria Regional de Educação e a Universidade de Passo Fundo para por o projeto em prática, através da assinatura de um Termo de Integração. As crianças ganharam então uma sala de aula, duas professoras e, em reuniões constantes realizadas pela Promotoria, os Municípios também passaram a colaborar. Desde 2015, 260 crianças já passaram pela Escola de Vida. Mesmo durante o período de pandemia as aulas seguem sendo ministradas de forma on-line.

Ana Cristina Ferrareze, que também participou da cerimônia de inauguração do Espaço Planeta Cura, sublinha que a Preduc Passo Fundo também é parceira do HSVP em outros dois importantes projetos: o Registre seu Filho, que, há duas décadas, garante que nenhuma criança recém-nascida deixe o hospital sem o registro de nascimento, e o Projeto que garante a realização gratuita do Teste do Pezinho.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.