Pela 10ª semana consecutiva, região de Passo Fundo é classificada na bandeira vermelha
A região de Passo Fundo mais uma vez foi classificada na bandeira vermelha, pelo modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A informação foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (22).
Essa é 10ª semana consecutiva que a região é classificada na bandeira vermelha.
No geral, 17 regiões ficaram na bandeira vermelha e quatro na laranja. As quatro na bandeira laranja são: Guaíba, Bagé, Pelotas e Cachoeira do Sul.
Foi registrada, ainda, estabilidade no número de casos ativos e, no acumulado desta semana, considerável redução dos óbitos (-19%).
Nesta 38ª rodada do Distanciamento Controlado também ocorreu redução no número total de leitos de UTI ocupados. Na semana 36, havia 2.630 leitos de UTI; na 37, 2.640, e na atual, 2.660. Contabilizando o aumento do total de leitos e a estabilidade dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 se elevou para 0,77; era 0,71 (semana 37) e 0,70 (semana 36).
COGESTÃO
As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar têm prazo de 36 horas para encaminhar a solicitação ao governo. O formulário on-line ficará disponível até as 6h de domingo (24/1).
Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo, divulgado também no portal de notícias às 16h30 de segunda-feira (25). A vigência das novas bandeiras será de 26 de janeiro a 1° de fevereiro.
PASSO FUNDO
Dos seus quatro indicadores regionais, Passo Fundo alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em dois deles. É o caso do número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes e da projeção de óbitos.
Houve redução nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos 7 dias, que passaram de 132 para 95 registros nesta semana, variação de -28%. Com o registro de 29 óbitos nos últimos sete dias, houve aumento de 26% em relação aos registrados na semana anterior (23 óbitos).
No caso do indicador de Ativos sobre recuperados, a região registrou 1501 ativos para 6205 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0.24, uma melhora em comparação a mensuração anterior, que estava em 0.25.
Destaca-se que a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é bastante elevada, refletindo na bandeira preta para o indicador de incidência na região.
*Fonte: Uirapuru