Sábado, 25 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
21°
8°C
Soledade/RS
Parcialmente nublado
Ao Vivo:
Educação

Inscrições para o Prouni estão abertas até sexta-feira (15)

1ª seleção do ano conta com mais de 162 mil bolsas de estudo
Inscrições para o Prouni estão abertas até sexta-feira (15)
13.01.2021 18h00  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

As inscrições da 1ª seleção de 2021 para o Programa Universidade para Todos (Prouni) abriram nessa terça-feira (12). Interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 da sexta-feira (15) na página do programa. Para realizar a inscrição, é necessário possuir uma conta no portal de serviços do Governo Federal.

São ofertadas mais de 162 mil bolsas de estudos para instituições de ensino superior particulares em todo o País. A previsão é de que o resultado da primeira chamada do Prouni seja divulgado na terça-feira (19).

A segunda chamada do programa está prevista para o dia 1º de fevereiro. Caso o candidato não seja chamado nas duas chamadas regulares, pode acessar a página de inscrição, nos dias 18 e 19 de fevereiro, para manifestar o desejo de participar da lista de espera. O resultado da lista de espera deverá ser divulgado no dia 22 de fevereiro.

Requisitos

O Prouni é destinado a quem não possui diploma de graduação, oferecendo bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições de ensino superior privadas de ensino.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O estudante deve ter realizado a edição mais recente do Enem, ter alcançado média mínima de 450 pontos nas notas e não poder ter zerado a redação. Devido à crise sanitária causada pela Covid-19, o processo seletivo de 2021 utilizará as notas do Enem de 2019. A segunda edição de 2021 do Prouni será realizada após a divulgação dos resultados do Enem de 2020, cujas provas serão aplicadas a partir de 17 de janeiro.

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para quem comprova ser professor da rede pública, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.