Conhecimentos sociais e redação devem ter atenção máxima no Enem

As provas do Enem 2021 se aproximam e serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro. Pela primeira vez, haverá a alternativa da aplicação de forma digital. Para quem optou pelo formato digital, as provas serão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As duas versões terão o mesmo sistema de aplicação. No primeiro dia, serão aplicadas 45 questões objetivas e 45 de Ciências Humanas, além da redação, totalizando 90 questões.
Já no segundo dia, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Para ambas as avaliações, os portões abrem às 11h30min, fecham às 13h e as provas, nos dois dias, começam às 13h30. No primeiro dia, terminam às 19h, e no segundo, às 18h30. Este é um momento muito importante para a maioria dos jovens, que tem na prova uma chance de uma vaga no ensino superior.
A Uirapuru conversou com o professor e sócio-fundador do Garra Pré-Vestibular, professor Paulo Fernando, que destacou o momento diferente deste ENEM. Conforme ele a ausência das aulas presenciais terão impacto para muitos candidatos, mas a dica é sempre o bom preparo. O momento pede conhecimentos sociais gerais atualizados sobre os principais fatos do ano anterior e do atual momento./ Destacou também que a redação tem sempre um peso superior e pede capacidade de interpretação e condução do texto. Sobre o tema a ser escolhido neste ano o professor destacou que não se pode afirmar, mas a pandemia é o assunto do momento e com ela várias linhas de pensamento.
*Fonte: Uirapuru