Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
21°
17°
19°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Dia mundial da retina: Sorigs alerta para a importância do diagnóstico precoce

Dia mundial da retina: Sorigs alerta para a importância do diagnóstico precoce
29.09.2020 10h30  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

O dia 29 de setembro é marcado pelo Dia Mundial da Retina. A data foi criada para conscientizar a população sobre doenças da retina, como a degeneração macular e a retinopatia diabética.

A Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs) faz um alerta sobre a importância de fazer anualmente o mapeamento de retina, exame fundamental para a prevenir a perda de visão. “A degeneração macular ocorre geralmente após os 60 anos de idade e afeta a área central da retina. Ela acarreta uma baixa de visão dificultando principalmente a leitura. Além da idade, histórico familiar, exposição excessiva e radiação solar, tabagismo, pele e olhos claros são os principais fatores de risco”, explica a presidente da Sorigs, Terla Castro.

Em 90% dos casos, se observa a forma denominada degeneração macular relacionada à idade (DMRI) seca ou não exsudativa. Os 10% restantes apresentam a formação de vasos sanguíneos anormais na retina que podem ocasionar o vazamento de fluido que é a principal responsável pela perda da visão central referida na degeneração macular. Já a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos. Os portadores da doença apresentam risco 25% maior de perder a visão do que as pessoas que não tem a doença.

Ela afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O seu aparecimento está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Se não diagnosticada e tratada precocemente pode levar a cegueira irreversível. “Reforçamos a importância da realização de exames oftalmológicos regulares, pois são essenciais para detectar problemas que podem se tornar irreversíveis para a saúde ocular. É importante que a consulta seja feita por um médico oftalmologista, pois é o único profissional habilitado para a realização de exames que detectam problemas oculares”, reforça .

Acompanhe no player acima a entrevista com a Vice-Presidente da Sorigs, Márcia Ruaro, falando sobre o Dia Mundial da Retina, nesta terça-feira, 29.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.