Instalada Frente Parlamentar do Bambu
A fim de estimular o desenvolvimento da cultura do bambu no Brasil por meio de ações governamentais e de empreendimentos privados, na tarde de hoje (03) foi instalada virtualmente a Frente Parlamentar do Bambu, conduzida pelo presidente da Frente, Deputado Federal Giovani Cherini (PL/RS).
A planta pode gerar uma boa oportunidade de renda para pequenos, médios e grandes produtores como matéria prima para mais de 10 mil utilidades já catalogadas, gerando alto valor econômico. A gramínea do bambu é utilizada para produção de embalagens, utensílios domésticos, construção civil, têxteis, alimentos, entre outros, o que comprova um pouco das múltiplas utilidades desta cultura.
O mestre e arquiteto Nery Auler idealizador do projeto “Bambu para todos: uma nova fonte de renda”, foi quem apresentou as diversas finalidades do bambu ao Deputado Cherini. Presente na solenidade, em sua fala destacou a importância de tirar do papel a Lei nº 12.484/2011 que institui a política nacional de incentivo ao manejo sustentado e ao cultivo do bambu, “e assim sugerir e discutir políticas públicas que objetivem a inclusão do bambu em todas as áreas agrícolas e florestais, na construção civil, na merenda escolar, nos programas de agricultura familiar e diversas outras áreas”, salientou Nery.
O ministro interino do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, que representou a ministra Tereza Cristina que está de férias, parabenizou pelo pioneirismo e iniciativa do Deputado Cherini por instalar a Frente no Congresso Nacional, “este é o início de um novo momento que nós podemos começar a viver no Brasil, um país que hoje demonstra sua capacidade e qualidade de produção. Com essa cultura do Bambu podemos ter um novo destaque, na produção de renda, emprego e principalmente na sustentabilidade. Hoje o Brasil tem uma cultura desenvolvida tecnicamente, mas também busca na sustentabilidade algo especial, que, com o Bambu será inerente”, apoiou o ministro que abraçou a causa.
Para motivar as instituições e entidades que participaram da solenidade, Marcos Montes informou que o Deputado Cherini como presidente da Frente será a grande ponte do Congresso Nacional com o MAPA por meio da Embrapa, que irá articular para não deixar esses grandes pesquisadores e estudiosos do bambu, “para regulamentar a cultura do Bambu e a lei instaurada há dez anos”, concluiu.
Participaram da solenidade entidades representativas do setor, de produtores rurais, profissionais da área de arquitetura e engenharia, técnicos de instituições de fomento à produção, pesquisadores, além dos membros do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar que conta com a participação da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu – APROBAMBU-BR.
Atualmente a Frente Parlamentar do Bambu tem apoio de 218 Deputados Federais e 25 Senadores, e conta com a Coordenação técnica do idealizador do projeto, Nery Auler.
AGENDA
Foi proposto pelo MAPA uma audiência conjunta para semana que vem, prevendo a apresentação da Frente e as entidades que estavam presentes na instalação para tratar da inserção do broto de bambu na merenda escolar e formação de pessoas para o manuseio da cultura do bambu.