De Ibarama, Saberes, Sabores e Sementes Crioulas será realizado de forma virtual
Representantes de diversas instituições que anualmente realizam o Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, em Ibarama, realizaram na sexta-feira (29/05) uma reunião via internet para discutir sobre a próxima edição do evento. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, os organizadores definiram pela não realização de atividades de forma presencial, evitando aglomerações. “Os organizadores avaliam que a não realização é a melhor opção neste momento, mas que atividades alternativas precisam ser realizadas para manter a discussão sobre a manutenção e a conservação das sementes crioulas”, explica o extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Giovane Vielmo.
As atividades devem ocorrer na segunda semana de agosto (de 10 a 15/08), na Semana da Agrobiodiversidade Crioula. Entre as ações devem constar palestras (lives) sobre os temas. Outra questão abordada pelos organizadores é referente à comercialização e troca de sementes crioulas. “Está sendo estudada uma maneira para que seja realizada de forma virtual, possibilitando o escoamento da produção dos Guardiões de Ibarama”, lembra Vielmo.
Os agricultores Leonel Valdemar Kluge e Mário Jaci Raminelli, integrantes da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, frisam que apesar da estiagem houve uma boa produção de sementes crioulas, principalmente milho. “Precisamos criar uma rede de apoio para a comercialização dessas sementes por meio virtual, aproveitando as tecnologias disponíveis”, ressaltam, ao lembrar que é da comercialização destas sementes que provém grande parte da renda das famílias.
Participaram da reunião representantes da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Prefeitura, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa).
O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas congrega o Dia da Troca das Sementes Crioulas que, neste ano, está em sua 19ª edição. Além disso, fazem parte o Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, a Feira da Economia Popular Solidária, Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas e Espaço Solidário de Sementes, Mudas e Plantas Bioativas.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade