Barros Cassal busca reabertura de Hospital
A Administração Municipal de Barros Cassal busca através de medidas legais, financeiras e técnicas, o apoio das autoridades estaduais e federais para a reabertura do Hospital existente no Município para atendimento da população local e regional, abrangendo os municípios de Gramado Xavier, Herveiras e Lagoão.
Este estabelecimento de saúde encontra-se fechado há 12 anos. Desde a suspensão do atendimento, em 24 de julho de 2008 apoiadores e moradores deram início a um mutirão para tentar reerguer a instituição. Após diversas reuniões, amparadas pela atual Administração Municipal, representada pelo Prefeito Municipal Adão Reginei dos Santos Camargo, que avaliando o momento de grande crise na saúde pública causada pela pandemia do NOVO VIRUS (Covid-19) cresce ainda mais a necessidade de ter uma casa de saúde para atender o município e região, e tendo a disposição um prédio com uma área construída de 668,20 metros quadrados de um prédio novo e com todas as condições de ser usado e outra área de um prédio pouco mais antigo com 1.648 metros quadrados de área construída, encontrando-se em ótimas condições de poder abrigar uma unidade de saúde.
Sendo que estes prédios oferecem dois espaços para leitos coletivos com a capacidade mínima de sete leitos cada um e diversos quartos com a possibilidade de dois leitos em cada um, totalizando aproximadamente cem (100) leitos.
Atualmente, Barros Cassal conta com uma Unidade Básica de Saúde, três Estratégias de Saúde da Família e uma base da SAMU.
A estrutura de saúde municipal atualmente conta com uma equipe de:
– 3 Médicos Saúde da Família
– 3 Clínicos Gerais
– 1 Médicos Cardiologista
– 1 Médica Pediatra
– 1 Médica Ginecologista
– 6 Enfermeiros
– 19 Técnicos de Enfermagem
– 1 Farmacêutica
– 1 Nutricionista
– 1 Psicóloga
– 1 Fisioterapeuta
– Serviços gerais e vigilância
Hoje o horário de atendimento ao público é das 8 horas da manhã até às 22 horas incluindo os sábados e domingos, sendo que das 17 horas até às 22 horas e sábados e domingos, o atendimento ao público é em regime de plantão.
Devido a demanda elevada, muitos atendimentos precisam ser transferidos para outras cidades, como Soledade que fica à 36 km, Espumoso à 78 km, Passo Fundo à 120 km, Lajeado à 142Km e Porto Alegre à 256 KM.
Segue abaixo o resumo de atendimentos de 2019, em Barros Cassal:
Média de consultas / mes | 3.402 |
Total de atendimentos/ano | 40.824 |
Pessoas que viajaram | 9.150 |
Pessoas que passaram pela saúde Municipal | 64.114 |
Gasto com medicamentos /19 | R$ 187.932,00 |
A estrutura veicular da Secretaria de Saúde atualmente é de cinco veículos pequenos, quatro ambulâncias, dois ônibus e duas vans, totalizando treze veículos.
Considerando que o município de Barros Cassal tem condições de atender com a abertura do hospital a população local que é de 11.354 habitantes e dos municipios vizinhos num raio de 35 Km totalizando 24.846 pessoas (Gramado Xavier com 3.970 habitantes, Herveiras 3.018 habitantes e Lagõao 6.504 habitantes, segundo dados do IBGE), estando localizado no centro norte do Rio Grande do Sul, próximo a RST153 onde facilita o acesso destas e de outras cidades.
A importância da reabertura do hospital é para proporcionar a região atendimentos médicos, procedimentos cirurgicos, realização de exames, internações, pronto socorro, etc. Com isso vamos mitigar a locomoção de pacientes e reduzir internações em hospitais de grande demanda regianal, proporcinando a todos um trabalho de qualidade, com profissionais capacitados e com um espaço que acolhe as necessidades de saúde pública.