Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
24°
18°
18°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Geral

Barros Cassal busca reabertura de Hospital

Barros Cassal busca reabertura de Hospital
21.05.2020 11h02  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

A Administração Municipal de Barros Cassal busca através de medidas legais, financeiras e técnicas, o apoio das autoridades estaduais e federais para a reabertura do Hospital existente no Município para atendimento da população local e regional, abrangendo os municípios de Gramado Xavier, Herveiras e Lagoão.

Este estabelecimento de saúde encontra-se fechado há 12 anos. Desde a suspensão do atendimento, em 24 de julho de 2008 apoiadores e moradores deram início a um mutirão para tentar reerguer a instituição. Após diversas reuniões, amparadas pela atual Administração Municipal, representada pelo Prefeito Municipal Adão Reginei dos Santos Camargo, que avaliando o momento de grande crise na saúde pública causada pela pandemia do NOVO VIRUS (Covid-19) cresce ainda mais a necessidade de ter uma casa de saúde para atender o município e região, e tendo a disposição um prédio com uma área construída de 668,20 metros quadrados de um prédio novo e com todas as condições de ser usado e outra área de um prédio pouco mais antigo com 1.648 metros quadrados de área construída, encontrando-se em ótimas condições de poder abrigar uma unidade de saúde.

Sendo que estes prédios oferecem dois espaços para leitos coletivos com a capacidade mínima de sete leitos cada um e diversos quartos com a possibilidade de dois leitos em cada um, totalizando aproximadamente cem (100) leitos.

Atualmente, Barros Cassal conta com uma Unidade Básica de Saúde, três Estratégias de Saúde da Família e uma base da SAMU.

A estrutura de saúde municipal atualmente conta com uma equipe de:

–  3 Médicos Saúde da Família

–  3 Clínicos Gerais

–  1 Médicos Cardiologista

–  1 Médica Pediatra

–  1 Médica Ginecologista

–  6 Enfermeiros

– 19 Técnicos de Enfermagem

– 1 Farmacêutica

– 1 Nutricionista

– 1 Psicóloga

– 1 Fisioterapeuta

– Serviços gerais e vigilância

Hoje o horário de atendimento ao público é das 8 horas da manhã até às 22 horas incluindo os sábados e domingos, sendo que das 17 horas até às 22 horas e sábados e domingos, o atendimento ao público é em regime de plantão.

Devido a demanda elevada, muitos atendimentos precisam ser transferidos para outras cidades, como Soledade que fica à 36 km, Espumoso à 78 km, Passo Fundo à 120 km, Lajeado à 142Km e Porto Alegre à 256 KM.

Segue abaixo o resumo de atendimentos de 2019, em Barros Cassal:

Média de consultas / mes 3.402
Total de atendimentos/ano 40.824
Pessoas que viajaram 9.150
Pessoas que passaram pela saúde Municipal 64.114
Gasto com medicamentos /19 R$ 187.932,00

A estrutura veicular da Secretaria de Saúde atualmente é de cinco veículos pequenos, quatro ambulâncias, dois ônibus e duas vans, totalizando treze veículos.

Considerando que o município de Barros Cassal tem condições de atender com a abertura do hospital a população local que é de 11.354 habitantes e dos municipios vizinhos num raio de 35 Km totalizando 24.846 pessoas (Gramado Xavier com 3.970 habitantes, Herveiras 3.018 habitantes e Lagõao 6.504 habitantes, segundo dados do IBGE), estando localizado no centro norte do Rio Grande do Sul, próximo a RST153 onde facilita o acesso destas e de outras cidades.

A importância da reabertura do hospital é para proporcionar a região atendimentos médicos, procedimentos cirurgicos, realização de exames, internações, pronto socorro, etc. Com isso vamos mitigar a locomoção de pacientes e reduzir internações em hospitais de grande demanda regianal, proporcinando a todos um trabalho de qualidade, com profissionais capacitados e com um espaço que acolhe as necessidades de saúde pública.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.