Dia Mundial do Diabetes é celebrado nesta quinta-feira (14)
O diabetes afeta mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, ou seja,6,9% da população nacional, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
Entre os principais problemas associados ao Diabetes, a SBD destaca a alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e o que pode levar a úlceras e amputações.
O Diabetes não atinge apenas os mais velhos. Pesquisa recente do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra que, de 2008 a 2018, o diagnóstico da doença cresceu 24% entre brasileiros com 18 anos ou mais.
Tipos de Diabetes
Existem dois tipos mais comuns de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2. O Diabetes tipo 1 é uma doença crônica não transmissível, hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.
Já o Diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita bem a insulina produzida. O Ministério da Saúde alerta que a causa do Diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevado, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.