Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
11°
11°C
Soledade/RS
Alguns chuviscos
Ao Vivo:
Geral

Polícia Civil de Soledade ganha nesta terça-feira (22) Sala das Margaridas e cartório de crimes de maus tratos a animais

Polícia Civil de Soledade ganha nesta terça-feira (22) Sala das Margaridas e cartório de crimes de maus tratos a animais
21.10.2019 18h07  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Com o objetivo de qualificar os serviços ao cidadão, terceiro eixo do Programa Transversal e Estruturante RS Seguro, a Polícia Civil inaugura nesta terça-feira (22), em Soledade, mais uma Sala das Margaridas – local de acolhimento e atendimento especial a mulheres vítimas de violência. Na solenidade, que ocorrerá às 14h30min, no Auditório Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egito Dal Santo, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz (na Av. Júlio de Castilhos, 3743, em Soledade), também haverá o ato de posse da nova delegada regional, Fabiane de Vargas Bittencourt, e será inaugurado o Cartório de Investigação de Crimes de Maus Tratos a Animais, que irá funcionar na Delegacia de Polícia Regional (DPRI) de Soledade.

As Salas das Margaridas são a iniciativa mais recente da Segurança Pública para ampliar e qualificar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Os espaços, criados nas DPPAs, fazem parte de um projeto de acolhimento mais humanizado e são especialmente ambientados para oferecer um atendimento especial e individualizado às vítimas, com o objetivo de motivar cada vez mais mulheres a romperem o silêncio e buscarem a ajuda que necessitam.

Além de garantir a privacidade para o primeiro relato da vítima à Polícia, nas Salas das Margaridas será possível realizar, ainda, o registro da ocorrência policial, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha. Esses atendimentos serão realizados, sempre que possível, por uma policial do sexo feminino.

A nova Sala das Margaridas na DPPA de Soledade (Av. Júlio de Castilhos, 1262) é a quinta no Estado – Camaquã, Santiago, Santa Cruz do Sul e Montenegro já contam com o espaço.

Também passará a funcionar, a partir desta terça-feira, na cidade um novo cartório da Polícia Civil, que terá por objetivo a investigação e remessa ao Poder Judiciário dos crimes de maus tratos cometidos contra animais em Soledade. A partir do trabalho da unidade, serão qualificadas as ações de repressão e a efetividade na resolução e na fiscalização desse tipo de delito, em apoio e respeito ao trabalho que já vem sendo desenvolvido por Organizações Não-Governamentais (ONGs) no município. A medida também atende moção (nº 57/2019) da Câmara de Vereadores de Soledade.

O novo cartório irá funcionar na sede da DPRI de Soledade, que passa a ser chefiada pela delegada Fabiane de Vargas Bittencourt. Natural de Cachoeira do Sul, ela é graduada em Direito pela Ulbra, tem pós-graduação em Ciências Penais pela PUCRS e especialização em Gestão da Investigação Criminal pela Academia de Polícia Civil do RS. Atualmente, cursa o Mestrado em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal.

Fabiane já atuou em delegacias de Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Paraíso do Sul, Cachoeira do Sul, Tapes, Amaral Ferrador, Cerro Grande do Sul e Camaquã, em unidades distritais, de Pronto-Atendimento, de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Atendimento à Mulher. Também coordenou operações em Maceió e Goiânia pela Força Nacional de Segurança.

Fonte: ASCOM/SSP

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.