Semana Farroupilha é aberta em Soledade com grande presença de cavalarianos no Palco Jesus Marodin
Na tarde deste sábado, 14/09, estiveram reunidos no Largo da Matriz, tradicionalistas de todas as entidades soledadenses. Junto ao poder público, CTGs e demais entidades realizaram o acendimento da Chama Farroupilha, além da realização de diversas homenagens.
Além da força e da garra da mulher gaúcha, neste ano, Paixão Cortes é um dos homenageados na Semana Farroupilha 2019. Para tanto, uma placa em homenagem ao mesmo, foi anexada ao monumento O Laçador, já presente junto a Pira Farroupilha na Praça Central, Olmiro Ferreira Porto. Da mesma forma homenageada, a família Marodin, uma vez que o rancho construído na praça, foi nominado de Jesus Marodin, da mesma forma que o palco.
A vice-prefeita e coordenadora das atividades da Semana Farroupilha, Marilda Borges Corbelini, lembrou a importância dos homenageados, Paixão Cortes e as mulheres. “Eu considero ele um ícone do tradicionalismo gaúcho, pois iniciou o movimento no Estado. Já a figura feminina é primordial, pois nenhuma entidade pode ser concebida sem elas, que não medem esforços para ajudar”, pondera.
O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo observa que embora seja dado início oficialmente as atividades no município, muitas entidades tradicionalistas já começaram suas atividades há alguns dias. “Soledade é uma das cidades mais autênticas do Estado, preserva a tradição o ano todo, acredito que poucos municípios possuem um CTG por bairro, além dos presentes no interior, e a cada ano nos fortalecemos mais como povo que cultiva as tradições, que tenhamos uma linda festa”, concluiu.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Soledade
Fotos: Verdi Ubiratan/Rádio Soledade