Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
Telefone: (54) 3381.1550
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempestades isoladas
15°
12°
15°C
Soledade/RS
Tempestades isoladas
Ao Vivo:
Agricultura

Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) deve ser entregue até o dia 30 de setembro

Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) deve ser entregue até o dia 30 de setembro
23.08.2019 10h18  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Começou no último dia 12 de agosto o prazo para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2019. A Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) deve ser entregue anualmente por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular do domínio útil (enfiteuta ou foreira) ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural.

Conforme Zaloar Pedro, Secretário Executivo do Sindicato Rural de Soledade, todo proprietário ou beneficiário de imóvel rural deve entregar a declaração até 30 de setembro e terá a cobrança calculada a partir do documento, com exceção dos isentos previstos em lei.

Segundo Zaloar, existem alguns casos onde o proprietário de imóvel rural é isento da declaração do ITR, sendo eles: Pequena gleba rural, desde que esteja sendo explorada e o proprietário não tenha nenhum outro imóvel; Imóveis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Imóveis de autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público e Imóveis de instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos.

O pagamento pode ser parcelado, mas cada quota deve ter o mínimo de R$ 50. A primeira parcela ou a parcela única devem ser pagas até 30 de setembro, e a segunda, até 31 de outubro com cobrança de 1% de juros. A partir da terceira parcela, os juros são calculados de acordo com a Selic.

Foto: Arquivo/Rádio Soledade

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.