Rádio Soledade AM

Lenda do Morto da Produção foi tema de Desfile Folclórico em Soledade

Durante as festividades da programação da Semana do Município, uma da série de atividades foi realizada, entre elas o Desfile Folclórico, que relembrou algumas histórias e lendas que fizeram parte da história de Soledade.

Entre estas lendas estava a do Morto da Produção. O hoje Administrador do Cemitério Municipal de Soledade, Sérgio Pilatti, contou em entrevista à Rádio Soledade detalhes sobre esta lenda, afirmando que o homem que foi encontrado morto em uma rodovia está realmente sepultado junto ao cemitério.

Conforme Sérgio, nos anos 60, foi encontrado o corpo de um homem na chamada estrada da produção, sendo enterrado em Soledade, sem a devida identificação. Populares da época começaram a fazer pedidos, promessas, cultuando a imagem do homem como de um santo, fazendo visitas periódicas ao local, tornando-o um santo popular.

Pensando na grande procura que a sepultura recebe de pessoas inclusive de outras regiões, a Administração Municipal de Soledade, planeja construir um memorial, tornando o local mais acessível. Um projeto sobre o local já está pronto.

Por fim, Sérgio afirma que existem várias versões sobre a lenda, entre elas que o corpo ficou exposto durante vários dias para que pudesse ser reconhecido por algum popular, fato que não se concretizou.

Fotos: Adroaldo Muller/Rádio Soledade

Sair da versão mobile