Lenda do Morto da Produção foi tema de Desfile Folclórico em Soledade

Durante as festividades da programação da Semana do Município, uma da série de atividades foi realizada, entre elas o Desfile Folclórico, que relembrou algumas histórias e lendas que fizeram parte da história de Soledade.
Entre estas lendas estava a do Morto da Produção. O hoje Administrador do Cemitério Municipal de Soledade, Sérgio Pilatti, contou em entrevista à Rádio Soledade detalhes sobre esta lenda, afirmando que o homem que foi encontrado morto em uma rodovia está realmente sepultado junto ao cemitério.
Conforme Sérgio, nos anos 60, foi encontrado o corpo de um homem na chamada estrada da produção, sendo enterrado em Soledade, sem a devida identificação. Populares da época começaram a fazer pedidos, promessas, cultuando a imagem do homem como de um santo, fazendo visitas periódicas ao local, tornando-o um santo popular.
Pensando na grande procura que a sepultura recebe de pessoas inclusive de outras regiões, a Administração Municipal de Soledade, planeja construir um memorial, tornando o local mais acessível. Um projeto sobre o local já está pronto.
Por fim, Sérgio afirma que existem várias versões sobre a lenda, entre elas que o corpo ficou exposto durante vários dias para que pudesse ser reconhecido por algum popular, fato que não se concretizou.
Fotos: Adroaldo Muller/Rádio Soledade