Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
9°C
Soledade/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Agricultura

Confirmada morte de mais de 50 bovinos por raiva herbívora no interior de Soledade

Confirmada morte de mais de 50 bovinos por raiva herbívora no interior de Soledade
05.04.2019 10h13  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Recentemente a morte de mais de 50 bovinos por raiva herbívora nas comunidades de Margem São Bento e São Sebastião, interior de Soledade, gerou grande preocupação das autoridades responsáveis, que realizaram exames nos animais confirmando que o motivo das mortes foi em virtude de um surto de raiva animal.

A raiva herbívora é comum no Brasil e ocorre com uma certa frequência, porém preocupa os profissionais da área e é uma doença de notificação obrigatória. A raiva é transmitida pela mordida de morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, e que são os hospedeiros do vírus. Os primeiros sintomas da doença são incoordenação motora e uma salivação excessiva. Os animais, quando afetados, morrem.

O Médico Veterinário da Coagrisol, Bolívar Camargo disse que outras localidades do interior de Soledade serão fiscalizadas, pois há possibilidade de que novos animais estejam contaminados.

Não são todos os morcegos que possuem o vírus da raiva, mas os que possuem em poucos dias também vêm a óbito. O Instituto Biológico virá com uma equipe maior para realizar um mapeamento em Soledade, a fim de investigar o motivo que ocorreu o ataque aos animais.

A investigação que teve início na semana passada já encontrou morcegos hematófagos, porém, após nova procura não foram mais encontrados novos morcegos. Bolívar disse que os produtores já foram orientados que ao encontrar em suas propriedades os morcegos, não mexam ou coloquem fogo, e que imediatamente comuniquem os profissionais para que tomem as medidas necessárias.

Foto: Imagem/Internet

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.