Domingo, 23 de Junho de 2019
Telefone: (54) 3381.1550
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
28°
18°
20°C
Soledade/RS
Tempo limpo
No ar: Programa de domingo 1
Ao Vivo: Programa de domingo 1
Geral

PRF solicita prudência e cautela no feriado de Natal

PRF solicita prudência e cautela no feriado de Natal
20.12.2018 18h06  /  Postado por: Redação

Entre sexta (21) e quarta-feira (26), tendo em vista o feriado de Natal, há previsão de um aumento significativo no fluxo de veículos. Na saída para o feriado, esse aumento deve ser maior no sentido capital-interior. Já no retorno, o fluxo deve ser mais intenso no sentido interior-capital. Por ligar a região metropolitana à região central e noroeste do estado, a BR-386 deverá novamente ser uma das mais movimentadas do Rio Grande do Sul.

Desta forma, a PRF, no trecho de competência da Delegacia em Lajeado, contará com reforço no efetivo e intensificação das ações da Operação Rodovida, com as fiscalizações direcionadas para as principais causas de acidentes no trânsito, tais como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, falta do uso do cinto de segurança, embriaguez ao volante e uso do celular. Também haverá um direcionamento das atividades aos trechos de maior índice de acidentalidade. Além dos trabalhos de fiscalização, que contarão com a utilização do radar fotográfico, será dada atenção especial à educação para o trânsito, mediante abordagens educativas a todos os tipos de veículos.

De acordo com o Chefe da Delegacia em Lajeado, Paulo Reni da Silva, para que o número e a gravidade dos acidentes diminua, é preciso não apenas o trabalho da PRF, mas também prudência e cautela por parte dos motoristas. Neste sentido, a PRF orienta os condutores a não realizarem ultrapassagens forçadas e/ou em locais proibidos, obedecerem a velocidade máxima permitida para a via, manterem uma distância segura com relação ao veículo da frente, não manusearem o celular enquanto dirigem e sempre utilizarem o cinto de segurança (ou, no caso de crianças, o dispositivo de retenção veicular adequado). A PRF alerta, ainda, para os riscos de se ingerir bebida alcoólica antes de dirigir. Mesmo ingerido em pequena quantidade, o álcool prejudica a concentração e torna os reflexos mais lentos, diminuindo consideravelmente o tempo de reação do motorista.

Também é necessário verificar se os pneus estão em bom estado de conservação, e colocar os que estiverem em melhores condições na traseira do veículo. Quanto melhores estiverem os pneus, especialmente os traseiros, menor será a chance de perda de controle do veículo. Em caso de chuva, torna-se ainda mais importante a qualidade e o bom estado dos pneus.

A PRF ainda orienta os motoristas a planejarem bem a viagem e, se possível, não utilizarem a rodovia nos dias e horários de maior fluxo, antecipando ou adiando o momento de sua saída.

Fonte e Foto: PRF

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.