Emendas parlamentares foi tema de palestra em Soledade
Durante o último ciclo de palestras promovido pela Associação do Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí (AVASB) o ex-prefeito de Fontoura Xavier e por 10 anos assessor parlamentar, assim como coordenador de projetos em Brasília, Thiago Zanotelli, palestrou sobre modelos de emendas parlamentares. Zanotelli falou sobre organização e planejamento aos edis, que para pleitear um recurso primeiramente é preciso que ele conste na cota de emenda. Para isto, existem prazos a serem cumpridos, de outubro a dezembro a elaboração, um ano antes e em ano eleitoral como é o caso, que o período encerra-se no próximo dia 7 e somente há uma retomada em novembro.
Tiago comenta quanto ao período de execução que deve obedecer a definição e conclusão de projetos a fim de que sejam executados em tempo hábil, o que vem a evitar a perda de recurso que é contingenciado pelo ministério. Outro ponto importante são os valores solicitados para cada área que também variam.
O ex-prefeito e atual coordenador de projetos às prefeituras Thiago Zanotelli ressalta que os senadores possuem o mesmo orçamento dos deputados, em torno de R$14 milhões, porém são menos lembrados pelos gestores. Ainda salienta, seu trabalho e conhecimento adquiridos nesta área, o que possibilitou com que fossem investidos entre emendas, recursos extra orçamentários e de programação em Fontoura Xavier, enquanto prefeito, em torno de R$ 6 milhões.
Fonte, foto e reportagem: Letícia Nunes/Rádio Soledade