PRF inicia Operação Dia do Trabalhador nesta sexta-feira
A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta sexta-feira (27) a Operação Dia do Trabalhador, a qual se estenderá até a terça-feira (01/04). No trecho sob a responsabilidade da 4ª Delegacia no Rio Grande do Sul espera-se um fluxo de veículos menor que na mesma operação em 2017, tendo em vista que no último ano o feriado ocorreu em uma segunda-feira.
De acordo com o Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF, Luis Alberto Coutinho, “outro fator que precisa ser considerado é que o Dia do Trabalhador ocorrerá entre o feriado de Páscoa, que aconteceu há pouco, e o Dia das Mães, que deve levar mais pessoas a viajar”. Desta forma, na 4ª Delegacia não haverá reforço no efetivo durante a operação, porém as fiscalizações a veículos e pessoas serão intensificadas.
O foco, assim como no restante do país, estará nas fiscalizações de excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens irregulares, especialmente nos locais com maiores índices de acidentes, de acordo com estatísticas da PRF. A operação contará também com ações de educação para o trânsito, mediante abordagens educativas, com o objetivo de reduzir o número de acidentes, além de promover a segurança e a fluidez do trânsito na rodovia.
Os períodos de maior fluxo de veículos devem ser a sexta-feira, iniciando no final da tarde e se estendendo até a noite, o sábado pela manhã e a terça-feira, com início na metade da tarde, estendendo-se até a noite.
Viaje com segurança – A PRF recomenda algumas condutas aos motoristas, com o objetivo de evitar acidentes: respeitar as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.
Restrição de Tráfego
27/04 – sexta-feira: 16h às 22h
01/05 – terça-feira: 16h às 22h
Fonte: PRF