Cerca de 40 detentos do presídio estadual de Espumoso são liberados e quase 35 transferidos
Devido ao incêndio que atingiu a casa prisional do município de Espumoso, no início da tarde desta quarta-feira, 17/01, a direção do local confirmou que cerca de 40 apenados do regime semiaberto foram liberados da casa prisional. Outros 35 presos também serão transferidos para outros presídios da região, segundo Diretor Lenonn Santos. A decisão de liberar e transferir ocorreu em conjunto do Ministério Público, Polícia Civil e direção da casa prisional.
As chamas tomaram conta da ala destinada para os detentos do regime semiaberto. Dois apenados e cinco agentes penitenciários foram encaminhados ao Hospital São Sebastião de Espumoso devido a intoxicação da fumaça. Todos foram liberados logo depois e passam bem.
As causas do sinistro são desconhecidas, porém a direção do presídio acredita que tenha sido em virtude de um curto circuito na rede elétrica.
O período necessário para a reforma e manutenção do setor atingido pelo incêndio tem uma previsão de 60 dias, prazo este em que os presos irão permanecer fora da penitenciária de Espumoso, após este deverão retornar.