Cultura indígena em debate no curso de Direito da UPF Soledade
O curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Soledade, promoveu na segunda-feira, 8 de maio, uma palestra sobre a cultura indígena correspondente à atividade “Horizontes da Cidadania”. A ação buscou conscientizar os alunos sobre o tema em questão, fomentando a consciência crítica. A atividade contou com a apresentação de uma vídeoaula e com o debate sobre a realidade vivenciada pelos indígenas nas diferentes regiões do país e em especial na região norte do Rio Grande do Sul.
Participaram do debate o diretor da UPF Soledade, professor Idioney O. Vieira; a coordenadora adjunta do curso, professora Regina Helena Marchiori Canali; a professora Saionara do Amaral Marcolan Dal Piaz; e os alunos do primeiro semestre do curso de Direito da UPF Soledade.
O projeto “Horizontes da Cidadania” conta com uma série de videoaulas relativas às mais diversas questões, entre elas direitos humanos, afrodescendência, questões indígenas, éticas e relativas ao meio ambiente. Conforme a professora Regina, essa atividade relaciona-se com a missão da UPF, estabelecida em seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a qual busca promover a qualidade de vida, formando cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuar como agentes transformadores da sociedade.