Soledadenses amargam fracasso da unidade da Semeato
A unidade da empresa Semeato em Soledade que até o final deste ano deveria estar gerando cerca de 300 empregos e um faturamento em notas fiscais de 30 milhões de Reais, está totalmente parada.
Alvo de grande expectativa na comunidade, o empreendimento que está instalado em um pavilhão de mais de dois mil metros quadrados no bairro Ipiranga, foi inaugurado oficialmente em 27/03/2014 em momento de grade euforia por parte das autoridades locais e de grande expectativa da comunidade local, sedenta por um empreendimento que pudesse absorver a grande massa de desempregados existentes na cidade.
Fatores como a crise econômica, que em 2014 já dava seus primeiros sinais, podem ter sido determinantes para que a empresa não obtivesse o êxito esperado em suas atividades. O próprio contrato de doação do imóvel já previa que na hipótese de fatores econômicos, climáticos que impactassem no faturamento da empresa, as obrigações contratuais poderiam ser flexibilizadas, oque aconteceu até então, haja visto que mesmo não cumprindo as obrigações, a empresa ainda é detentora do espaço, embora o mesmo esteja fechado.
Além de receber o imóvel como doação, com cláusula de retroversão, a Semeato recebeu isenção de IPTU, de ISSQN, e ainda algumas melhorias na estrutura do prédio.
POSIÇÃO DO EXECUTIVO: A prefeitura de Soledade através da vice-prefeita e também secretária de indústria e comércio, Marilda Corbelini, informou que entende o cenário de retração econômica que impactou a empresa, mas que em virtude de questões contratuais, a Semeato já foi notificada devido ao não cumprimento de exigências previstas.
A empresa teria pedido um certo prazo e apresentado relatório da geração de empregos, impostos bem como de investimentos feitos. Esta documentação será avaliada pelo executivo soledadense e as medidas cabíveis poderão ser anunciadas após a EXPOSOL.
OQUE DIZ A SEMEATO: Esta matéria está sendo elaborada desde o dia 28/03 data em que através de e-mail e telefone a reportagem contatou equipe de marketing da empresa, que solicitou um período para elaboração de algum posicionamento da direção da empresa, porém até esta data, isso não aconteceu. No momento que houver posicionamento por parte da Semeato o mesmo será publicado.