Emater inicia capacitação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar em Soledade
Na quarta-feira (03/08), foi realizada capacitação da equipe regional da Emater/RS-Ascar de Soledade para conhecer e apoiar a execução do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, que foi lançado no Palácio Piratini pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, no dia 02 de junho e será executado pela Emater/RS-Ascar em todo Rio Grande do Sul, no período de 2016 a 2019. Na região de abrangência do Escritório Regional de Soledade, que envolve 39 municípios, a meta para este ano é sensibilizar 789 famílias e elaborar o Plano de Gestão para 395 delas.
Além da apresentação institucional da política pública, foram apresentadas as ferramentas que serão utilizadas para a execução das ações, como planilha econômica, questionário ambiental e social e plano de gestão, visando a organização das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural Social (Aters) para as famílias do meio rural.
Para o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Soledade e coordenador regional, Carlos Corrêa da Rosa, o Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, além de servir como uma ferramenta para desenvolver ações de Extensão Rural, possui foco nas ações e trabalho das famílias beneficiadas e suas unidades de produção. “A partir da visão sistêmica, por meio das dimensões econômica, ambiental e social, nossos técnicos buscarão o envolvimento e a participação de toda a família para que se sintam pertencentes ao trabalho, qualificando ainda mais os resultados esperados”, explica Rosa.
As próximas ações planejadas são a capacitação de um extensionista da área econômica e um da área social de todas as unidades municipais, a partir da realização de reuniões microrregionais, a fim de deflagrar o processo de forma prática na área de abrangência do Escritório Regional.
