Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
33°
18°
32°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Agricultura

Sustentabilidade é tema do Espaço da Emater na Expoagro Afubra

Sustentabilidade é tema do Espaço da Emater na Expoagro Afubra
20.03.2016 20h52  /  Postado por: upside

Sustentabilidade na agricultura familiar: 60 anos de Extensão Rural”. É a partir deste tema que foram planejadas as 12 parcelas temáticas que serão apresentadas no Espaço Casa da Emater durante a Expoagro Afubra. A Feira terá início nesta  segunda-feira (21/03) em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo.
As parcelas têm como foco a sustentabilidade das propriedades rurais, por meio da produção e o aproveitamento dos recursos de forma integrada nas diferentes atividades desenvolvidas nas Unidades de Produção Familiares (UPF).
Agroindústria: A Emater/RS-Ascar é responsável pela operacionalização do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, uma política do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que estará presente no Pavilhão da Agroindústria Familiar, no Espaço Institucional, juntamente com a SDR, onde será ressaltada a importância da agroindústria familiar como uma atividade geradora de renda e fixadora da mão de obra, principalmente do jovem, no campo. Além disso, serão disponibilizadas informações sobre a legalização de agroindústrias.
Apicultura: Apresenta os “produtos das abelhas” (pólen, cera, própolis, geleia real e mel) e a sua importância para as abelhas e para o consumo humano. Neste trabalho, terá destaque a Própolis, com orientações sobre sua origem, coleta, equipamentos usados para produção e colheita; importância na colmeia; e o uso veterinário e humano.
A unidade conta também com a colaboração de um meliponicultor que irá expor oito espécies de abelhas sem ferrão e orientará os visitantes sobre o manejo e produção destas colmeias. E, ainda, a exposição de uma colmeia de vidro, para possibilitar a observação das atividades das abelhas. Também será feito um resgate histórico da apicultura brasileira, através da fazenda Abelina, em Rio Pardo/RS – berço nacional da apicultura.
Bovinocultura de leite: Neste espaço o visitante irá percorrer os “Caminhos do leite”, onde serão abordadas questões como o planejamento forrageiro (períodos de crescimento da pastagem), com áreas demonstrativas na parcela do leite, amostras de Giggs, Tifton 85, Hermárthria, Capim Elefante BRS Kurumi – pastagens perenes, que possibilitam maior tempo de pastejo. Também serão abordados temas como a silagem, regulagem correta e afiação das facas para realizar o trabalho de colheita da silagem com qualidade e menos combustível, ponto de corte e compactação da silagem.
Cozinha didática: serão realizadas oficinas culinárias em diferentes horários (9h, 11h, 13h30 e 14h30). As receitas utilizarão ingredientes comuns nas propriedades rurais como, por exemplo, milho, erva-mate, batata-doce, hortaliças, entre outros. Após a realização das receitas o público é convidado a degustar os pratos.
Fruticultura: A unidade apresentará a produção de frutas como alternativa sustentável para diversificação de renda e produção de alimentos saudáveis para o consumo familiar. Abordará os sistemas de produção: cuidados do solo, plantas de cobertura para adubação verde, adubação orgânica e química e o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e doenças para decisões de controle, manejo da poda e raleio de frutos.
Processamento de carne ovina: Serão realizadas demonstrações de cortes especiais; aproveitamento de carcaças; valor agregado dos produtos ao consumidor ou para eventos gastronômicos; após, os participantes podem fazer degustação de prato à base de carne ovina;
Ovinocultura: Neste espaço, técnicos da Emater/RS-Ascar e Embrapa irão esclarecer dúvidas dos visitantes para auxiliar das tarefas cotidianas e melhorar o índice de produtividade. Entre os temas estão a criação correta de ovinos, por meio de boas práticas de manejo, o manejo sanitário, maneiras corretas de trabalhar sem causar estresse ao animal, casqueamento e aplicação correta de brincos, avaliação da condição corporal e seleção dos animais;
Piscicultura: Serão realizadas demonstrações práticas de avaliação da qualidade da água (cor, transparência, temperatura e Ph), adubação e correção da água, introdução de alevinos nos viveiros, bem como transporte e alimentação dos peixes. Diariamente, a partir das 15h30, será realizada a apresentação racional de despesca, com ênfase em redes de piscicultura, equipamentos, realização do arrasto e identificação de espécies. Experimento em aquaponia, tratando a produção de pescado associado à produção de vegetais, com o aproveitamento correto dos resíduos gerados pela produção de peixes, em solução nutritiva para produção orgânica de vegetais. Ainda, avaliação da produção de carpas em policultivo para a elaboração de filés.
Também acontecerão oficinas de processamento de pescado, com orientações sobre abate, escamação, evisceração, cortes e receitas à base de pescado com degustações dos pratos apresentados entre os participantes;
Saneamento Ambiental: Este espaço abordará temas relacionados à recuperação e proteção das nascentes e filtragem da água da chuva. Haverá dois protótipos de nascentes: difusa e de encosta. Através da representação destas nascentes será possível apresentar as técnicas para permitir o aproveitamento ou o livre escoamento da água. Na feira, será feita referência à cisterna de ferrocimento e seu filtro, localizados no espaço da parcela.
Secagem e Armazenagem de Grãos: Neste espaço os visitantes receberão informações sobre o processo de secagem e armazenagem de grãos, apresentando o modelo de silo secador, que utiliza ar natural e ar quente para secagem. Também serão apresentados equipamentos utilizados antes do processo de secagem e armazenagem, como a máquina de pré-limpeza, que retira os grãos quebrados e outras impurezas responsáveis pela deterioração do produto armazenado.
Segurança e Soberania Alimentar: O objetivo deste espaço é demonstrar alternativas de diversificação da produção de alimentos para segurança alimentar e geração de renda nas unidades de produção e a importância do uso de tecnologias simples para a diminuição da penosidade do trabalho, além da preservação dos recursos naturais.
Quem visitar a parcela poderá observar o cultivo de milho, batata-doce, mandioca, plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), plantas bioativas e algumas hortaliças. Na parcela também serão demonstradas plantas de cobertura de solo de verão solteiras, em associação com cultivos anuais e consorciadas, além de um equipamento que simula os efeitos da chuva quando adotadas diferentes tecnologias de manejo, uso e conservação do solo e da água.
Turismo Rural e Artesanato Rural: Nesta edição da Expoagro os visitantes, terão a oportunidade de conhecer a Rota do Chimarrão, de Venâncio Aires, capital nacional do Chimarrão. Integrantes da rota apresentarão os atrativos de oito empreendimentos que a compõem, sendo que, nestes empreendimentos, estão agroindústrias de produtos de origem vegetal, figueira, igreja matriz, plantas ornamentais e artesanato, café colonial no antigo hotel, museu e escola do chimarrão.
O espaço do artesanato rural, dentro do espaço da Emater/RS-Ascar, apresentará peças de artesanato feitas a partir de matérias-primas encontradas no meio rural, assim como a reutilização de matérias, também visando não perder a tradição das habilidades manuais como a confecção de crochê, tricô e macramê. Outro ponto a salientar é que a atividade pode ser uma importante fonte de renda, principalmente para as mulheres rurais, proporcionando a sua autonomia.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.