Emater já planeja interatividade com o público na Expodireto 2016
Nesta quinta-feira (29/10), em Não-Me-Toque, extensionistas da Emater/RS-Ascar reuniram-se para definir os detalhes da programação que irão apresentar em março do ano que vem, entre os dias 07 e 11, durante a Expodireto. A interatividade com o público, marca registrada do trabalho da Instituição, está garantida em todos os espaços. \”Emater/RS-Ascar 60 anos com sustentabilidade e qualidade de vida será o nosso tema\”, disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra.
Considerada uma das maiores feiras latino-americanas do agronegócio, a Expodireto foi prestigiada, na edição realizada em março deste ano, por 230 mil pessoas. O volume de vendas na edição de 2015 chegou a R$ 2,1 bilhões. \”A feira de 2016 será melhor que a de 2015\”, projetou Turra.
Também participaram da reunião desta quinta-feira, em Não-Me-Toque, o gerente adjunto, Vito Cembranel, coordenador da Emater/RS-Ascar na Expodireto, Celso Siebert, supervisores microrregionais Monique Chaves e Carlos de Almeida, e coordenadores de parcelas.
Parcelas
Horto de Plantas Bioativas: a proposta é difundir a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares, como Fitoterapia e Homeopatia, essa será a \”ponta\” do trabalho. Das 71 plantas que estão na lista do SUS, o alecrim será o destaque na parcela do Horto de Plantas Bioativas. A equipe desta parcela fará demonstração de método sobre o preparo de chás, águas aromatizadas, preparados à base de alecrim em fitoterapia e homeopatia.
Bovinocultura de Leite: dará ênfase à silagem, algo que a Emater/RS-Ascar considera muito importante. Também serão abordados neste espaço, o manejo correto da ordenha, sistema de irrigação de pastagem, cisterna para coletar água da chuva e dieta da vaca leiteira.
Cozinha Didática: massas frescas e artesanais, como o capeletti, serão preparadas durante os cinco dias da Expodireto em máquinas e equipamentos, que tanto podem ser usados em casa como em agroindústrias.
Cooperativismo: irá enfatizar a importância e os benefícios da intercooperação entre os diferentes segmentos da agricultura familiar.
Turismo Rural: cada vez mais interativo, este espaço quer mostrar quatro dimensões do turismo rural – gastronomia/degustação, memória, divulgação de eventos e oficinas, como trança de chapéu, artesanato em arbusto (topiarias), jogos e brinquedos antigos, por exemplo.
Florestas Comerciais: acácia negra na venda comercial de madeira, introdução de bovinos entre as árvores, porongos usados para o artesanato, exposição e demonstração de como fazer bonsai.
Piscicultura: esta parcela irá mostrar como aproveitar a carne do pescado, com precisão nos cortes. Também serão mostrados equipamentos de pesca.
Propriedade Sustentável: irá enfatizar novidades e inovações, dentro e fora de casa.
Secagem e Armazenagem de Grãos: construção de silos, com destaque para a fabricação de ração.
Recanto Temático: em tamanho \”real\”, serão apresentadas situações e fatos que marcaram os 60 anos da Extensão Rural oficial do Rio Grande do Sul.
