Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
34°
21°
32°C
Soledade/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Geral

Ação da UPF transforma resíduos para uso como artefato de concreto e remineralizador de solo

Ação da UPF transforma resíduos  para uso como artefato de concreto e remineralizador de solo
21.09.2015 07h27  /  Postado por: upside

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Centro Tecnológico de Pedras Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT-Pedras), desenvolve o projeto “Transformação de resíduos da mineração para uso como artefato de concreto e remineralizador de solo”. A iniciativa, desenvolvida no Polo de Inovação Tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí, promove o desenvolvimento regional por meio da geração de novos processos e produtos tecnológicos, tendo como matéria-prima os resíduos da indústria extratora e do beneficiamento de pedras preciosas na região da Serra do Botucaraí.
O projeto iniciou em fevereiro de 2015 e vem sendo desenvolvido com recursos do Banco Mundial, por meio da antiga Secretaria de Ciência Inovação e Tecnologia (SCIT), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT). As atividades são executadas em Soledade e coordenadas pelo professor Dr. Maciel Donato, com a participação de diversos professores da UPF e de pesquisadores associados a laboratórios e grupos de pesquisa da Universidade.
Cursos e oficinas de capacitaçãoDentre as atividades do projeto, está a realização de cursos sobre “Uso de resíduos para a remineralização de solos e seus impactos no solo e nas plantas”, partes I e II, com duração de oito horas cada módulo. O primeiro curso acontece no dia 13 de novembro, das 10h às 19, durante a feira Soledade é Joia, em Soledade, tendo como público-alvo produtores rurais e estudantes de graduação e pós-graduação. O segundo curso deverá ocorrer durante a feira Exposol 2016, que acontece em maio do próximo ano, também em Soledade.
Ainda, estão previstas a realização de cursos sobre “Produção de artefatos de concreto: metodologia e custos”, partes I e II, voltados ao setor produtivo da construção civil e a estudantes graduação e pós-graduação, e a oferta de oficinas de educação sanitária e socioambiental, para trabalhadores do setor pedrista e lideranças do setor no município.
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.