Defesa Civil monitora transtornos causados por chuvas no Estado

As fortes chuvas que caíram desde a noite de domingo (12) no Estado causaram alagamentos e falta de luz em diversos pontos de Porto Alegre e em cidades vizinhas da Região Metropolitana e do Litoral Norte. Conforme o chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil, capitão Ricardo Mattei, o acúmulo de água foi de 53 milímetros nas últimas 12 horas em Porto Alegre. O índice fica próximo da metade da média do mês, que foi de 121,7 milímetros. As maiores ocorrências foram registradas em Rio Pardo (62 milímetros, para uma média mensal de 140 milímetros) e Teutônia (58 milímetros, para 120 milímetros no mês).
\”Estamos mantendo contado direto com as Coordenadoria Regionais para monitoramento. Todos os comunicados que nos chegaram dão conta de que os atendimentos estão na esfera municipal. Até o momento, nenhum município procurou o Estado manifestando situação de emergência\”, explica o capitão.
De acordo com o Boletim Climatológico da Defesa Civil Estadual, uma nova frente fria da Argentina deve chegar nesta terça-feira (14) e aumentar os temporais no Rio Grande do Sul. A previsão é de que a chuva se espalhará pelo Estado de forma generalizada.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil segue em estado de alerta, e as Coordenadorias Regionais acompanham a situação em conjunto com os municípios, oferecendo a ajuda necessária aos órgãos de segurança das localidades. Qualquer informação ou pedido de auxilio pode ser encaminhado pelo telefone 199.