Expoagro Afubra tem destaque para agroindústrias familiares
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) é uma das apoiadoras da 15ª Expoagro Afubra, considerada a principal feira destinada a agricultores familiares no Rio Grande do Sul, que ocorre de terça (24) a quinta-feira (25), em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo. A SDR participa da feira como organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar, em parceria com Expoagro Afubra, Fetag e Emater/RS-Ascar. A área apresentará 150 expositores, entre agroindústrias, artesanato, plantas e flores, oriundos de 70 municípios gaúchos.
“Por ser uma das maiores feiras da agricultura familiar, a Expoagro Afubra não poderia deixar de contar com o apoio da SDR”, afirma o diretor de Agroindústria e Agricultura Familiar, Dionatan Tavares. “Entendemos que este é um evento estratégico, afirmado no cenário estadual, que propicia uma oportunidade de boas vendas para as agroindústrias, com possibilidade de abertura de novos negócios e ampliação de mercado.”
A SDR também estará na feira com a vinculada Emater/RS-Ascar, que terá foco na sustentabilidade rural. “O aproveitamento de todos os recursos da propriedade rural de forma integrada é fundamental para a sustentabilidade da agricultura familiar, e a SDR acredita que é papel do Estado incentivar a difusão de informações que auxiliem os agricultores familiares”, diz o secretário da SDR, Tarcísio Minetto, que acompanhará a abertura do evento nesta terça-feira (24), às 9h, e cumpre agenda no parque durante todo o dia.
A Emater/RS-Ascar abordará 11 temas durante os três dias da feira: apicultura, secagem e armazenagem de grãos, segurança e soberania alimentar, fruticultura, bovinocultura de leite, ovinocultura, cultivos protegidos, piscicultura, artesanato e turismo rural, saneamento ambiental e agroindústria. Também haverá a Cozinha Demonstrativa, com preparo de receitas em quatro oficinas diárias (às 9h, às 11h, às 14h e às 15h30).
Um dos destaques da 15ª Expoagro Afubra são as construções alternativas, demonstrando as possibilidades do uso do bambu nas propriedades rurais. Além de unidades temáticas, a Emater também organizou excursões para que os agricultores familiares atendidos pela instituição visitem a feira, incluindo famílias de agricultores que estão sendo orientadas para produzir com base em princípios de sustentabilidade, beneficiários das chamadas públicas da sustentabilidade e do tabaco e em situação de vulnerabilidade social, diversificação, alternativas e melhoria das condições de produção.