Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3381.1550
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
30°
21°
30°C
Soledade/RS
Nublado
Ao Vivo:
Agricultura

Expectativa de safra recorde é divulgada pela Emater

Expectativa de safra recorde é divulgada pela Emater
12.03.2015 08h54  /  Postado por: upside

Impulsionada pela ampliação da área de soja e pelo aumento das produtividades dos demais grãos, a safra 2014/2015 projeta quase 29 milhões de toneladas de grãos, entre arroz, feijão, milho e soja, o que lhe confere a maior safra de verão do Rio Grande do Sul. Os números foram apresentados pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, durante o 10º Café com Leite para a Imprensa, realizado nesta quarta-feira (11/03), na Casa da Família Rural, espaço da Instituição na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.
O destaque positivo desta safra é a soja, que apresentou um aumento de área de 2,8%, ultrapassando os 5 milhões de hectares plantados, o que permite projetar uma produção total de 14,84 milhões de toneladas do grão. \”Se confirmados esses números, esta será a maior safra de soja do nosso Estado\”, anunciou Kuhn. Segundo o presidente, isso se deve às condições climáticas, à capitalização dos produtores a partir dos bons números da última safra e ao uso de tecnologias.
De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, esta safra demonstra a capacidade das Instituições no repasse de tecnologias e a preparação e forte adaptação dos agricultores, que encaram os desafios e conferem para o Estado um impacto econômico de R$ 23 bilhões, a preço do mercado de hoje.
MilhoA redução no milho, que já era esperada pela migração em direção à soja, ficou em pouco mais de 5%. Apesar da irregularidade climática ocorrida, a produtividade desta safra (6.232 kg/ha), se confirmada, será a maior até hoje alcançada no RS, podendo se esperar uma produção de 5,46 milhões de toneladas.
ArrozO levantamento confirmou o aumento da área cultivada em relação à safra passada, que deverá ser ao redor de 2%, projetando um total de 1,13 milhão de ha. A produção deverá ser maior que a do ano passado em 2,99%, devido ao aumento na produtividade de 0,94%, resultando em 8,59 milhões de toneladas.
Feijão 1ª safraNo feijão também foi confirmada a tendência de redução de área em relação à safra passada, ficando 5,24% menor. A produtividade, se confirmada (1.653 kg/ha), será a maior até hoje alcançada, possibilitando que a produção aumente em 9,39%, alcançando 80,4 mil toneladas este ano. Apesar de problemas pontuais em decorrência do clima, regiões importantes, como as regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul e de Passo Fundo, que compensaram positivamente com produtividades médias acima de 2 mil kg/ha.
ConvênioNa oportunidade, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional entre a Emater/RS-Ascar e a Cotrijal que prevê a utilização do Espaço da Família Rural de forma permanente como Centro de Formação de Agricultores no apoio a realização de programas de qualificação de agricultores. Assinaram o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e o presidente da Cotrijal, Nei Mânica.
Participaram do Café com Leite para a Imprensa além do presidente e diretor técnico da Emater/RS, Clair Kuhn e Lino Moura, o presidente e o vice-presidente da Cotrijal, Nei Mânica e Enio Schroeder, o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o secretário da Agricultura, Ernani Pollo, a prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.