Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
33°
19°
28°C
Soledade/RS
Parcialmente nublado
Ao Vivo:
Agricultura

UPF presente na Expodireto Cotrijal 2015

UPF presente na Expodireto Cotrijal 2015
10.03.2015 07h08  /  Postado por: upside

A vitrine do agronegócio iniciou sua 16ª edição na manhã desta segunda-feira, dia 09 de março. Os olhos da cadeia produtiva do Estado e do Brasil se voltam para Não-Me-Toque, para uma semana de inovação tecnológica, novidades de mercado, discussões técnicas, debates políticos e troca de informações entre os órgãos de pesquisa e os produtores agrícolas. A Expodireto Cotrijal se consolidou como uma das maiores feiras do setor e a Universidade de Passo Fundo (UPF), desde a primeira edição, está presente no evento, levando pesquisa, serviços e inovação.
O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza prestigiou a abertura oficial da Expodireto, que contou com a presença do governador José Ivo Sartori, da ministra da Agricultura Kátia Abreu, do presidente da Cotrijal Nei César Manica, deputados federais e estaduais, senador e representantes de entidades de classe.
Para o reitor, a UPF desde o início marcou presença na feira, oferecendo e mostrando o que a Instituição tem de melhor em termos de tecnologia, inovação, novidades na área da agricultura e atividades desenvolvidas nas diferentes áreas que envolvem o setor. “A Expodireto é, certamente, a maior feira nesse segmento no sul do Brasil. É fundamental para mostrar a tecnologia, inovação, bem como para a realização de negócios, esse é o diferencial desse espaço de Não-Me-Toque que é orgulho para todos nós que participamos”, avalia ele, enfatizando que na Expodireto é apresentado aquilo que a Universidade tem de melhor, justificando o propósito da Instituição em trabalhar para o desenvolvimento da região.
Expodireto
Em seu discurso de abertura, Manica destacou que a Expodireto é um marco importante para o Rio Grande do Sul pela boa perspectiva de safra deste ano. “Temos mais de 530 expositores e, na última edição, tivemos público de 235 mil visitantes. Passamos de uma feira regional para estadual, do Mercosul à internacional, focado em tecnologia, oportunidades de negócios e inovações”, pontou, convidando a cadeia produtiva para realizar uma grande feira, contribuindo com o desenvolvimento do Estado.
O governador do Estado considerou que o Rio Grande do Sul tem um povo inovador, aberto e produtivo e o Estado que vê na Expodireto uma sociedade que se une, luta, coopera e vence e, segundo ele, o governo precisa estar junto à sociedade. “As verdadeiras transformações acontecem com trabalho e estamos na terra do agronegócio, em uma das maiores feiras do país. Todo esse trabalho começa na terra, como uma semente”, enfatizou.
A Ministra da Agricultura ressaltou que a Expodireto é uma das maiores e mais importantes feiras do Brasil e do mundo, por isso, prestigiou o evento. “É um setor próspero e que dá tantas alegrias ao Brasil. Conheço os anseios e as angústias dos produtores brasileiros”, disse Kátia Abreu.
Serviços na ExpodiretoEm termos de serviços, a UPF apresenta o Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro), com as áreas de piscicultura, ovinocultura e apicultura. O Hospital Veterinário traz os serviços oferecidos em sua clínica e o programa Adote um Focinho, projeto da Instituição que promove a doação de animais abandonados. O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) apresenta informações sobre os serviços prestados pelos 11 laboratórios da unidade, dentre eles o Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle), o laboratório de Físico-Químico e o laboratório de Nutrição Animal.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Alto Jacuí (Coaju) também está presente no estande da UPF. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) apresenta a exposição “Biodiversidade: preservação do ser humano” e o serpentário tem uma mostra de animais. O Laboratório de Análises de Solos, Adubos, Plantas e outros materiais (Labsolos) traz informações sobre coleta de solo e o Laboratório de Análise de Sementes (LAS) tem amostras de sementes de diferentes espécies.
Palestras e eventos
Nos dias 10 e 12 de março, uma aula prática será ministrada pelo professor Hélio Rocha no estande da UPF na feira. A aula inicia a partir das 9h, com mostra de animais e explanação do professor. Ainda, o Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UPF terá palestras sobre plantas transgênicas na luta contra os insetos pragas, com professores do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. As palestras ocorrem nos dias 10, 11 e 12 de março, às 09h30min e às 10h30min, pela manhã, e às 14h e às 15h, à tarde, no estande da UPF.
A UPF também é apoiadora do IV Fórum do Jovem Cooperativista, que será realizado no dia 13 de março no Auditório Central do Parque da Expodireto, das 8h às 12h30min e terá participação dos professores da UPF Andrea Spolidori Celia, do curso superior de Tecnologia em Agronegócio, e Ivan Dourado, sociólogo.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.