Tecnologias já consolidadas à disposição do produtor na Expodireto
A área de Produção Vegetal é sempre uma das que desperta maior atenção dos visitantes na Expodireto Cotrijal, principalmente as novidades em cultivares e produtos que garantam o potencial genético das sementes.
E além de poder visitar os estandes das principais produtoras mundiais de sementes, defensivos e fertilizantes e as instituições de pesquisa, o produtor da Cotrijal tem, anualmente, um espaço criado especialmente para ele dentro da feira.
É no estande do Departamento Técnico da Cotrijal, localizado tradicionalmente ao lado das bandeiras gigantes do Brasil e do Rio Grande do Sul, que o produtor vai encontrar a orientação sobre quais as novidades interessantes em exposição na feira e que podem agregar informação, conhecimento e resultado para a propriedade.
“Nossos técnicos conhecem bem a realidade de cada produtor e vão poder orientar sobre as tecnologias expostas que vale a pena olhar com maior atenção, adequadas a cada propriedade”, ressalta o superintendente de Produção Agropecuária da cooperativa, Gelson Melo de Lima. “O associado tem a vantagem de estar próximo do local da feira e deve aproveitar para buscar o máximo de informações para depois, em conjunto com o técnico, definir a melhor estratégia para sua realidade”.
Neste ano, o estande do Detec da Cotrijal vai evidenciar também alguns serviços e soluções que a cooperativa compartilha com o produtor o ano todo, como o Programa Ciclus, que visa racionalizar e otimizar a utilização de insumos, e, em conjunto com empresas parceiras, dará orientações importantes sobre plantabilidade e tecnologia de aplicação. A intenção é lembrar que o êxito no resultado de uma safra é alcançado através de um conjunto de ações e não uma medida isolada. “Não temos respostas para tudo, mas buscamos ter as melhores parcerias para que cheguemos o mais rápido possível a essas respostas”, comenta Lima.
As demonstrações ocorrerão junto às parcelas de cultivares de soja em exposição e que a Cotrijal estará demonstrando aos visitantes. Serão apresentados 11 materiais em soja, incluindo alguns lançamentos.
UBS – Também haverá um espaço dentro do estande para demonstrar aos produtores da Cotrijal, em detalhes, como vai funcionar a nova Unidade de Beneficiamento de Sementes, que está em construção em área junto à rodovia que liga Não-Me-Toque e Carazinho. A intenção é mostrar os benefícios que o investimento trará para o produtor. “A Cotrijal se preocupa com o produto que o produtor produz, mas muito mais com a sustentabilidade do produtor e é nisso que focamos o nosso trabalho”, afirma o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal.