Advogada Marlot Caruccio recebe Comenda Oswaldo Vergara
Na noite desta segunda-feira (11), durante a Sessão Magna em alusão ao Dia do Advogado, foi entregue a Comenda Oswaldo Vergara – a mais importante distinção concedida pela Ordem gaúcha aos advogados e advogadas que, por seu trabalho, dignificam a classe.
Oswaldo Vergara foi presidente da OAB/RS de 1939 a 1945 e de 1956 a 1965. A medalha possui a citação: “Sem advogado não há Justiça”.
Ao entregar as 38 comendas, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, frisou que Oswaldo Vergara “foi um dos maiores do seu tempo, advogado por excelência, o exemplo de virtudes pessoais e de profissional que corporifica a profissão expressa na Constituição Federal como indispensável para a administração da Justiça. Como dirigente, foi combativo, fulgurante, de dimensão humanística notável que bem representa os valores mais caros pelos quais o Rio Grande do Sul sempre lutou”. O presidente da seccional gaúcha também frisou que Oswaldo Vergara foi um dos “maiores presidentes da história da OAB/RS, e que esta homenagem, perpetua a história deste grande dirigente”.
Entre os 38 profissionais homenageados com a comenda, está a advogada e professora, Marlot Caruccio. Após receber a comenda, Marlot disse ser uma emoção ter o trabalho de tantas lutas ser reconhecido, e ao mesmo tempo um estímulo para continuar no exercício do direito e especialmente na defesa por um ensino de qualidade.
Marlot Caruccio é formada em Letras e em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pós-graduada em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição – Santa Maria e em Direito do Trabalho pela Escola da Magistratura do Trabalho, e é Mestre em Direito pela Unisc.
Passou em primeiro lugar no concurso de docente para a cadeira de Direito Comercial da Unisc, onde lecionou até 2007. Em 2002, foi aprovada em um concurso para a Universidade de Passo Fundo (UPF), onde é professora de Direito Empresarial e Direito de Recuperação de Empresas. Também atua como coordenadora adjunta do curso de Direito, do Campus Soledade, e coordenadora de monografia jurídica da Faculdade de Direito, ambos na UPF.
*Colaboração de Lucas Bicudo e Edson de Souza
