Microempreendedores Individuais receberam qualificação do SEBRAE
Realizou-se na noite de terça-feira (8) a formatura que marcou a conclusão do processo de qualificação pelo qual passaram, durante três meses, 30 empreendedores soledadenses. Presentes no ato, estiveram o prefeito municipal Paulo Ricardo Cattaneo, o presidente do legislativo Juarez Knopf, a secretária municipal de indústria e comercio, Marilda Corbelini e A técnica da Regional Planalto do SEBRAE/RS Ana Paula Stefanello. Também prestigiaram o ato representantes de entidades, imprensa, familiares dos formandos.
Nos meses de abril, maio e junho, os 30 MEIs foram capacitados em marketing e finanças por meio de assessorias, palestras, oficinas e cursos. Eles tiveram acesso, de forma gratuita, às palestras “O Empreendedor Individual” e “Como Manter e Conquistar Clientes”, oficinas SEI Empreender, SEI Controlar Meu Dinheiro e SEI Comprar, e ao curso Técnica de Vendas, além de assessorias individuais de levantamento de necessidades, de marketing e de finanças.
Soledade conta, hoje, com 719 MEIs formalizados, segundo dados do Ambiente Digital do SEBRAE/RS. O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário: cabeleireiros, doceiros, artesãos, borracheiros, chaveiros, entre outras atividades.
Para ser um Microempreendedor Individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
Conforme o prefeito municipal, Paulo Ricardo Cattaneo, a parceria que o Ponto de Atendimento do SEBRAE/RS em Soledade e a Prefeitura Municipal de Soledade promoveram para qualificar os microempreendedores individuais do município é muito importante. Cattaneo ainda ressalta que neste sentido, uma das principais metas de sua gestão é de qualificar e fomentar o empreendedorismo local, bem como atrair novas empresas para o município.
A técnica da Regional Planalto do SEBRAE/RS Ana Paula Stefanello, que atua no Ponto de Atendimento da instituição em Soledade, lembra que a conclusão do Projeto de Qualificação dos MEIs passou, ainda, pela avaliação da iniciativa e pela elaboração de um plano de ação futuro para cada participante. “O que nos deixa muito satisfeitos é verificar que os MEIs que tomaram parte do processo de capacitação estão nos trazendo retornos positivos sobre o aprimoramento de seus negócios a partir da qualificação recebida”, salienta Ana Paula.
CONFIRA NO PLAYER ACIMA DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES DO CURSO
