Expoagro Afubra 2014 recebeu público recorde
Com todos os dias de tempo bom, a 14ª Expoagro Afubra chegou ao final nesta quinta-feira, 27 de março, com número recorde de visitantes. Após três dias de grande movimentação, 80,4 mil pessoas estiveram no Parque da Expoagro, localizado em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS. São 11,4 mil a mais do que a edição de 2013, quando o público foi de 69 mil visitantes. Os números de excursões também superaram as expectativas, pois estavam confirmadas 570 ônibus e foram contabilizadas 624 caravanas.
Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, o número de visitantes surpreendeu, mas a organização estava preparada para o incremento, especialmente com o aumento no estacionamento e as alterações no fluxo de veículos visando maior mobilidade. “Com as alterações nas entradas e saídas do estacionamento, não tivemos congestionamentos como havia ocorrido no ano passado”, comentou.
Para Werner, o esforço da organização, junto com instituições apoiadoras, expositores e dos funcionários da Afubra mostrou resultados positivos. “Recebemos elogios de visitantes e expositores, o que mostra que estamos trabalhando certo”, acrescentou. “Os restaurantes tiveram filas em alguns horários, mas são problemas solucionáveis”, disse.
Conforme o coordenador geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, os dias de sol foram favoráveis, mas a infraestrutura do parque está preparada para receber os visitantes com qualquer tempo. Ele lembrou ainda que as melhorias para a próxima edição serão feitas com base na pesquisa realizada com expositores e visitantes. “Os parceiros também foram fundamentais para que a programação planejada fosse toda desenvolvida”, elogiou.
Na edição de 2014, novamente, os produtores tiveram acesso às atrações, novas ideias, informações e tecnologias para incrementar suas atividades rurais. Os 400 expositores apresentaram produtos, serviços e tiveram a presença de especialistas para tirar dúvidas dos visitantes. Instituições de pesquisa e ensino, entidades ligadas à agricultura e ao meio ambiente, setor de animais, demonstrações de máquinas e implementos, lavouras demonstrativas e representações governamentais levaram o que têm de melhor para a exposição.
Também foram três dias de discussões sobre as questões econômicas e sociais ligadas ao setor primário. Palestrantes, visitantes, painelistas e debatedores discutiram problemas e soluções em dezenas de seminários, reuniões, palestras e painéis, promovidos com o objetivo de unir a diversidade de opiniões e buscar soluções conjuntas. A presença de 150 agroindústrias se constituiu em uma atração especial, com produtos coloniais, como queijos, sucos, salames, pães, bolachas, flores, geleias, compotas, entre outros. Inclusive, o mix de produtos orgânicos cresce a cada ano na Expoagro.