Sábado, 14 de Setembro de 2024
Telefone: (54) 3381.1550
Whatsapp: (54) 9 9940-1045
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
30°
17°
23°C
Soledade/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Agricultura

Seis municípios do Alto da Serra do Botucaraí assinam convênio com Fepagro na Expointer

31.08.2013 09h39  /  Postado por: upside

Seis municípios da região do Alto da Serra do Botucaraí assinaram nesta sexta-feira (30), durante a 36ª Expointer, convênio para adesão ao programa Dissemina, da Fepagro (Fundação de Pesquisa Agropecuária do Estado). A assinatura feita por representantes das prefeituras de Soledade, Lagoão, Barros Cassal, Jacuizinho, Gramado Xavier e Campos Borges, com o presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer.
O ato aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. O investimento total é de R$ 2,5 milhões, e faz parte do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de carne e leite.
O Programa Dissemina, que já atende a trinta municípios do estado, oferece um veículo adaptado para o transporte de sêmen bovino e treinamento para responsáveis técnicos locais realizarem a inseminação nos animais. Também é garantida a esses municípios a distribuição de doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio a preço subsidiado. O objetivo do programa é melhorar a qualidade genética do gado, reproduzido em propriedades da agricultura familiar, e dirigido ao mercado de carne e leite. A meta do programa é atingir 150 municípios e disponibilizar 300 mil doses de sêmen até 2014.  
“Temos um enorme potencial de crescimento no setor dos pequenos e médios pecuaristas, especialmente na pecuária de leite. A realidade desses produtores no estado é complexa e desigual, por isso exige apoio dos governos. É essa união, entre governos e prefeituras, que vai nos levar a melhorar a quantidade e a qualidade do nosso produto”, afirmou o secretário da agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que participou da cerimônia. O secretário salientou que o Rio Grande do Sul possui 120 mil produtores de leite em 450 municípios, o que confere ao setor uma grande relevância para a economia do estado. A meta do governo é chegar à produção de 20 milhões de litros de leite diários nos próximos 10 anos.
O presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer, ressaltou que o Programa Dissemina “é uma parceria muito forte entre a Fundação e as prefeituras, que tem a única contrapartida de demandarem nossos profissionais para assessoria e treinamento permanentes”. O prefeito de Faxinal do Soturno, Volnei Savegnago, participou da mesa de abertura representando os municípios. “O Governo do Estado, com um programa como este, pensa nos pequenos municípios para o crescimento do estado como um todo. É um pequeno passo, para crescermos firmes e fortes”, afirmou.
Recuperação da Fepagro – O presidente da Fepagro, em seu discurso, apresentou ainda toda a reestruturação da Fundação, que recebeu investimento de R$ 50 milhões entre recursos federais, estaduais e emendas parlamentares, além da contratação de 48 novos doutores e servidores concursados. “Cada um de vocês sabe do estado lamentável em que se encontrava a Fepagro mais próxima do município que administram. Tivemos um grande apoio do governador Tarso Genro, que tem todo o comprometimento e reconhecimento com o valor do conhecimento científico e tecnológico, para a reestruturação da Fepagro”, afirmou Reihreimer.
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária é uma das instituições mais antigas de toda a América Latina e o Caribe na pesquisa agropecuária. Foi fundada em 1919 é é responsável pela primeira inseminação artificial em gado, feita em Vacaria.
 
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
51 – 3213 0728
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.