Reunião marca início dos debates para Conferências de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário
Na manhã desta quinta-feira (06/06), no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, ocorreu reunião que inicia os debates relativos às Conferências de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Autoridades municipais, representantes do Executivo Estadual e da Emater/RS-Ascar debateram demandas do público rural, ligadas aos 28 municípios que compõem o território denominado pelo MDA como Vale do Rio Pardo. A divisão realizada pelo MDA é independente da divisão dos Coredes e o território demarcado pelo Ministério como Vale do Rio Pardo inclui municípios dos Coredes do Alto da Serra do Botucaraí e Vale do Rio Pardo.
De acordo com o assessor territorial estadual do MDA, Marino Lovato, o objetivo desta primeira reunião foi mobilizar as entidades públicas e da sociedade civil para que participem da Conferência do Território do Vale do Rio Pardo, que ocorre no dia 3 de julho, no Centro Cultural de Soledade. As demandas decididas neste evento serão levadas a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável do RS e, depois, a 2ª Conferência Nacional que irá decidir as diretrizes para a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário – planejamento norteador das políticas públicas do MDA para os próximos 30 anos. O evento estadual ocorre em Porto alegre no dia 29 e 30 de julho e vai contar com a participação de representantes de todos os 18 territórios do Estado, já o encontro nacional ocorre em outubro, ainda sem data definida.
Entre os eixos que serão debatidos na Conferência Nacional, destaque para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e o fortalecimento da agricultura familiar; reforma agrária e a democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; gestão e participação social.
O vice-prefeito de Soledade e secretário da Agricultura, Roberto Coletti, ressaltou as demandas que o município possui para o meio rural. “Precisamos dar o apoio ao produtor, principalmente, em questões como organização da produção e transferência de tecnologia”, disse.
O coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo nos Vales do Taquari e Rio Pardo, Mauro Stein, comentou que a SDR é parceira na realização das Conferências. “Estamos acompanhando este processo participativo que vai delinear este planejamento territorial. As metodologias utilizadas para o levantamento de demandas são importantes para a Secretaria, pois assim ela também pode direcionar seus programas para as demandas levantadas”, esclareceu.
O gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, José Cláudio Secchi Motta, afirmou que a Instituição tem papel fundamental neste processo participativo, pois é executora de grande quantidade de políticas públicas dos governos federal e estadual. “A inserção da Emater/RS-Ascar ocorre pela proximidade e intermediação que realiza entre as instâncias administrativas dos municípios e órgãos de governo com o agricultor. Além disso, a Instituição tem a função de induzir processos de desenvolvimento rural”, frisou.