Governo do Estado anuncia 150 milhões de reais que serão destinados às prefeituras gaúchas
O Brasil segue adotando medidas que aqueçam a economia e minimizem os efeitos da crise européia. Recentemente a presidenta Dilma anunciou que a redução do IPI para carros novos vai se estender até 31 de dezembro. Essas medidas ajudam na movimentação da economia, mas prejudica de forma relevante a arrecadação dos municípios que estão com dificuldades em honrar seus compromissos. Os prefeitos estão se unindo e buscando alternativas para enfrentar esse corte nos recursos. Nesta semana o governo do estado anunciou um pacote de 150 milhões de reais para auxiliar os administradores municipais no pagamento das contas, já que se aproxima a troca de gestão, e o atual prefeito, deve por lei ,entregar as contas da prefeitura em dia. O presidente da FAMURS Ary Vanazzi é o coordenador das ações que buscam recursos e conversou com a nossa reportagem.
O Presidente da FAMURS reconhece o esforço do governo do estado em ajudar as prefeituras. Também ressalta que no dia 13 de novembro os prefeitos irão á Brasília para tentar a arrecadação de uma parcela á mais do FPM.
Ary Vanazzi acredita que este problema na arrecadação só vai ser resolvido quando acontecer uma reforma tributária. Defende que a atual distribuição dos recursos é injusta, principalmente com os municípios.
Acompanhe no player acima a reportagem completa.